Connect with us

MUNICÍPIOS

Prefeitura de Santana efetua pagamento atualizado da contrapartida do Garantia-Safra 2020/2021

Publicado

em

A gestão da prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas) tem fomentado ações de incentivo à agricultura local. Além destas ações que apoiam o homem do campo, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem efetuado regularmente o pagamento das parcelas de contrapartida para adesão ao Programa Garantia-Safra 2020/2021.

O Garantia-Safra funciona como um seguro por perda na produção agrícola, em razão da estiagem ou excesso de chuva que prejudicam o desenvolvimento da plantação, onde a perda na safra pode ser igual ou superior à 50%.

Em Santana do Piauí, o pagamento da contrapartida municipal vem sendo efetuado de forma regular pela prefeita Maria José desde o seu primeiro mandato. Ação administrativa que se mantém em 2021.

“Sabemos da importância do benefício do Garantia-Safra para nossos agricultores, sobretudo em anos que as chuvas não atingem o volume esperado e ocorre muitas perdas nas plantações. Pagar a contrapartida é um compromisso com o agricultor que mantivemos nos últimos quatro anos e continuamos mantendo em 2021”, pontuou a gestora.

Prefeita Maria José

Publicidade

Pagamento das parcelas

A primeira parcela para adesão ao Garantia-Safra foi paga em abril de 2021, no valor de R$ 3.043,00 (três mil e quarenta e três reais). Até o presente mês de julho já foram pagas quatro parcelas, totalizando 12.172,00 (doze mil, cento e 72 reais).

Para concluir a contrapartida municipal ainda restam duas parcelas a serem pagas nos meses seguintes, de igual valor.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, destaca que a iniciativa proporciona maior segurança ao agricultor para continuar produzindo.

“Esse é mais um compromisso que essa gestão tem com os pequenos agricultores. Além da distribuição de mudas, sementes, comprar produtos diretamente do agricultor local, entendemos que o benefício do Garantia-Safra é fundamental em tempos de dificuldades e perdas na safra”, pontuou o secretário.

Publicidade

Secretário Netinho durante ação com as famílias santanenses

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Santana do Piauí

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 18 cidades do país atingidas por desastres naturais. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU), de 16 de julho de 2021.

No Piauí, o município de Santana do Piauí obteve o reconhecimento federal devido à estiagem que assolou a produção agrícola local.

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Publicidade

Estiagem provocou perdas na plantação

Fonte: ASCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS