Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa distribui 10 mil mudas de caju para agricultores; fotos

Publicado

em

Os agricultores de Santo Antônio de Lisboa foram contemplados com 10 mil mudas de caju anão precoce nesta sexta-feira, 19 de fevereiro. A ação aconteceu por meio da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), através da Prefeitura na gestão do prefeito Dr. Karlão, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Para o recebimento, a secretária municipal de Agricultura, Natália Leal, explicou que o produtor necessita apresentar documento como CPF e RG (identidade) para o preenchimento do termo. A gestora da pasta enfatiza que as mudas são exclusivamente para o plantio, sendo proibida a venda.

“Cada agricultor recebeu 100 mudas e para isso teve que preencher o termo. A distribuição obedece as determinações da SAF não podendo o produtor receber a mais e nem menos da quantidade determinada. Essas mudas são exclusivamente para o plantio e a venda é proibida. Cada agricultor levou sua caixa para transporte dos cultivares”, explica.

Caminhão Baú de seis eixos com as mudas de caju

O processo de cadastramento foi desenvolvido pela secretária Natália Leal com apoio de Amanda e Edite. Esteve presente também na ocasião o vereador Irmão Dudé.

O  trabalho de distribuição contou com o auxílio dos trabalhadores Dedé, Maradona, Manoel da Serra, Francisco e Eriberto. As mudas foram enviadas também para as comunidades de Bentivi, Sítio Salvador e Sítio Solidade.

O prefeito Dr. Karlão, frisou a importância da distribuição das mudas, uma vez que Santo Antônio de Lisboa é conhecido como a “Capital do Caju”. Para o gestor lisboense, a entrega proporciona mais praticidade e melhor rendimento da produção.

Publicidade

“Essa ação é muito importante porque vai beneficiar os agricultores, fortalecendo assim a cajucultura no município. Agora que estamos em um período de chuvas mais equilibrado, vai facilitar muito o processo de plantações e provavelmente uma colheita com mais fartura. Nossa gestão sempre apoiará a agricultura em nosso município assim como as outras áreas”, ressaltou Dr. Karlão.

Cajucultor com propriedade na Serra do Birro, Antônio Neto de Lisboa, recebeu 100 mudas. Segundo disse, caso não houvesse a distribuição e dependesse da compra dos cultivares teria que desembolsar entre trezentos e quatrocentos reais.

 

“São as melhores coisas que o poder público faz é dar para a gente porque se fosse para comprar o valor é de 300 a 400 reais. Aqui se fizer com cuidado pega tudo e com três chuvas de 30 milímetros cada, essas mudas pegam todas. É das coisas melhores que têm”, avaliou como positiva a ação o cajucultor Antônio Neto.

Herlus Lourival foi outro produtor que esteve presente para o recebimento e avaliou a ação como positiva, assim como também elogiou o trabalho feito pela secretária Natália, juntamente com Amanda e Edite que auxiliaram no cadastramento. O produtor possui propriedade localizada na BR-020,  na zona rural.

“É uma ação bonita e estão trabalhando bem controlado. Estão entregando direito as 100 mudas para cada agricultor”, elogiou.

Publicidade

A estimativa de produção na safra atual para Herlus é de 20 mil quilos de castanha. Já para o caju o rendimento da colheita estimado é de 3.600 caixas em um período de 120 dias.

Auxiliar de distribuição, o trabalhador conhecido como Maradona, esclareceu alguns detalhes importantes durante o plantio das mudas.

“No momento em que for colocar a muda é importante aguar a terra que está sustentando a muda, cortar a embalagem e colocar dentro do buraco onde ela vai ficar. Depois suspende a embalagem e termina de aterrar sem cortar a raiz. De 15 a 20 dias é necessário cortar a fita”, explicou.

Maradona explica como fazer o plantio da forma adequada

Segundo informações de produtores o tempo estimado para o caju-anão precoce dar frutos é a partir do sexto mês após feito a muda.

Distribuição de sementes

Publicidade

Durante os dias 04 e 05 de fevereiro 600 quilos de sementes foram distribuídos no município de Santo Antônio de Lisboa para o fortalecimento da agricultura familiar destinados através do projeto Viva o Semiárido em parceira com a Emater/PI juntamente com a Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa e Secretaria Municipal de Agricultura.

Veja também >> Secretaria de Agricultura de Santo Antônio de Lisboa distribui 600 kg de sementes para agricultores

A distribuição aconteceu na sede do município e em localidades da zona rural como Sítio Salvador e nas comunidades Bentivi e Carvalhos.

Mais fotos da distribuição de mudas de caju

             

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS