Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Professores e alunos da UFPI e do IFPI fazem protesto contra cortes do Governo Federal

Publicado

em

Professores e estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciaram uma paralisação de 48 horas e realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (2) no pátio do Campus Central do IFPI. Os manifestantes bloquearam a Avenida Frei Serafim e outras ruas do Centro da cidade por poucos minutos, deixando livre a faixa exclusiva para ônibus. Por volta das 11h o protesto foi encerrado.

O Sindicato dos Docentes do Instituto Federal do Piauí (Sindifpi) afirma que a paralisação no IFPI e na UFPI está programada para continuar até a quinta-feira (3). Em contato com o G1, a assessoria de comunicação das duas instituições informou que as atividades seguem normalmente e que a paralisação depende da adesão de professores e alunos.

De acordo com a professora Aline Sousa, representante do Sindifpi na CSP Conlutas, os professores e estudantes protestaram contra os cortes de verbas para as universidades, contra o programa Future-se do Governo Federal e a contra a intervenção do Governo Federal na contratação de reitores para as universidades e institutos federais.

Protesto começou no pátio campus Central do Instituto Federal do Piauí, em Teresina — Foto: Divulgação/ Sindifpi

Protesto começou no pátio campus Central do Instituto Federal do Piauí, em Teresina — Foto: Divulgação/ Sindifpi

“Essa paralisação é contra todos os ataques do governo Bolsonaro aos trabalhadores e ao serviço público, e contra a campanha difamatória que o ministro da educação tem realizado contra os professores”, disse a professora Isabel Hipólito, coordenadora geral do Sindifpi.

Segundo a professora Isabel, a paralisação acontece também nos campi do IFPI em Campo Maior, Oeiras e Uruçuí. “Alguns professores desses campi se juntaram ao ato em Teresina, outros estão realizando atos lá mesmo. E amanhã muitos estarão fazendo debates internos, como em Campo maior, Oeiras e no campus Teresina Sul”, disse a professora.

Publicidade
Manifestantes fizeram caminhada pela Avenida Frei Serafim e ruas do Centro de Teresina durante protesto — Foto: Divulgação/ Sindifpi

Manifestantes fizeram caminhada pela Avenida Frei Serafim e ruas do Centro de Teresina durante protesto — Foto: Divulgação/ Sindifpi

De acordo com a professora, as aulas no IFPI foram suspensas durante todo o dia. Durante a noite, a partir de 18h estão programados atos no UFPI. Para a quinta-feira (3), os professores e alunos programaram realizar aulas públicas, nos pátios e em ruas de Teresina, para debater o programa “Future-se”, do Governo Federal, na sede do IFPI.

O protesto foi composto por professores e alunos do IFPI, da UFPI, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de movimentos populares e estudantis.

Liberação de verba

Na segunda-feira (30), o Ministério da Educação (MEC) anunciou que a liberação de R$ 1,99 bilhão para a pasta seria destinada, principalmente, para universidades e institutos federais de ensino. Mesmo com o descontingenciamento, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI) continuam com serviços limitados.

Para o reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, a liberação de R$ 16,5 milhões será suficiente para manter os serviços somente até o fim do ano. No IFPI, a situação é ainda mais complicada. Segundo o professor Paulo Borges, pró-reitor de administração do instituto, mesmo com liberação dos recursos a instituição permanece no limite.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS