Connect with us

Belém do Piauí

Prova ‘Avalia Belém’ é realizada pela Secretaria para diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos

Publicado

em

Os alunos de 2° e 5° ano da rede municipal de ensino de Belém do Piauí, foram submetidos ao ‘Avalia Belém’,  sistema de avaliação para diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática.

As provas foram aplicadas nesta sexta-feira,12, nos turnos manhã e tarde das escolas da rede. Além de avaliar o conhecimento dos alunos em Português e Matemática,  a prova prepara os estudantes para fazerem a avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação Básica-SAEB.

O pedagogo, Edson Sá, explicou  que o ‘avalia Belém’ faz o diagnóstico,  monitoramento e realiza imediata ação sobre os resultados. “A prova avalia os descritores de linguagem e matemática onde buscamos conhecer a coeficiência do aluno, e a partir disso, a gente passa a monitorar, acompanhando a competência deles sobre cada descritor e imediatamente, havendo necessidade,  mudamos a ação e forma de ensinar do professor.” pontou.

Edson,  enfatizou que o foco é ter o controle da aprendizagem do aluno.  Ele informou  que o professor sempre passa por formação, onde o objetivo é forma-lo  para que leve esse conhecimento para sala de aula.  Por fim, ele citou outras ações pedagógicas desenvolvidas no intuito de melhorar o sistema educacional de Belém, a exemplo,  a supervisão,  onde uma equipe gestora faz o monitoramento por escola.

A secretária de Educação, Claudeci Ribeiro,  disse que a ação promovida, é um sistema adotado pelo município para continuar a  desenvolver mais a educação. “Através desse sistema de avaliação faremos um diagnóstico  de como está o  aprendizado do aluno, para poder trabalhar em cima das dificuldades do estudante, buscando suprir suas deficiências e consequentemente melhorando o ensino ofertado”, frisou.

Publicidade

A gestora ainda citou ações de reforço que tem  colaborado para qualidade da educação, quando enfatizou o apoio do prefeito Ademar Carvalho no processo de melhorias que vai desde o implemento de novas práticas pedagógicas  até a estrutura física das escolas da rede municipal.

 

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS