Quase 22 mil beneficiários do INSS podem ter pagamento suspenso no Piauí
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 04/11/14

Quase 22 mil beneficiários do INSS podem ter pagamento suspenso no Piauí

O INSS alerta os segurados que ainda não fizeram a renovação de sua senha/fé de vida que o prazo vence no dia 31 de dezembro de 2014.  A renovação da senha deve ser feita no banco onde o segurado recebe o benefício. Dos 31,1 milhões de beneficiários do INSS, mais de 29 milhões já estão em dia com o INSS. Ainda não compareceram nas instituições financeiras 1,4 milhões de beneficiários. No Piauí, 21.902 segurados ainda não renovaram sua senha e podem deixar de receber o dinheiro caso não compareçam dentro do prazo previsto.

A substituição da senha é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O INSS lembra que não é necessário procurar uma Agência da Previdência Social. A renovação é realizada diretamente no banco onde o segurado recebe o benefício, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação entre outros).

Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida e renovação de senha nos terminais de autoatendimento. O segurado que não renovar a senha no tempo previsto poderá ter seu benefício suspenso.

Os beneficiários que não puderem comparecer nas agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação de senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Os segurados que residem no exterior também podem renovar a senha por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.

Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a renovação da senha por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet.

Esclarecimentos sobre a renovação de senha do INSS: 1) O que significa a renovação de senha? Ela oferece vantagens? Quais e por quê?É um procedimento obrigatório e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.2) Como funciona a renovação de senha?O segurado deve ir à agência do seu banco pagador, onde habitualmente recebe seu benefício, e renovar sua senha bancária. Não há necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.3) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha?Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros)4) A renovação de senha também pode ser feita por procuração?Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado junto ao INSS.

Esclarecimentos sobre a renovação de senha do INSS:

1) O que significa a renovação de senha? Ela oferece vantagens? Quais e por quê?
É um procedimento obrigatório e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

2) Como funciona a renovação de senha?
O segurado deve ir à agência do seu banco pagador, onde habitualmente recebe seu benefício, e renovar sua senha bancária. Não há necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.

3) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha?
Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros)

4) A renovação de senha também pode ser feita por procuração?
Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado junto ao INSS.

 

Portal Grande Picos

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Delegado ouve testemunhas oculares em caso de latrocínio em Picos

Nesta quarta-feira (08), o delegado do 2º Distrito da Polícia Civil de Picos – Homicídios – encerrou a coleta de depoimentos sobre o caso de latrocínio que aconteceu no dia

NOTÍCIA DESTAQUE

Ministro libera recursos do Programa Luz para Todos No Piauí

O Ministro de Estado de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB), anunciou na manhã desta quinta-feira (14) a liberação de recursos para o Programa Luz para Todos no Estado

NOTÍCIA DESTAQUE

Acusado de matar primo de delegado foi assessor de Firmino Filho

Processado por homicídio, roubo e porte ilegal de armas, Felipe Kiko Silva Cavalcante, ocupou, por um longo período, o cargo de secretário de gabinete da Agência Municipal de Regulação de