Reforma Tributária: secretários da Fazenda querem manter ICMS sob gestão dos Estados
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 01/08/19

Reforma Tributária: secretários da Fazenda querem manter ICMS sob gestão dos Estados

Os secretários estaduais da Fazenda definiram, nesta quarta-feira (31), durante reunião do Comitê de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), em Brasília, a proposta dos Estados para a Reforma Tributária.

A proposta será levada à Câmara dos Deputados como alternativa à PEC 45, que institui o novo regime fiscal e tributário no pais.

Entre os pontos principais da proposta dos Estados está a criação de um comitê gestor de Estados e Municípios, sem a União, para definição das alíquotas de ICMS e ISS, que são impostos estaduais, e a manutenção dos benefícios da Zona Franca de Manaus, não contemplada na PEC 45.

Na proposta feita pelo Congresso, esse comitê será gerido apenas pela União e, dessa forma, somente a União poderia definir as alíquotas dos impostos, mesmo os estaduais e municipais.

A ideia dos secretários com essa nova proposta é manter a autonomia dos Estados com relação ao ICMS. O Estado recolheria os impostos municipais e estaduais e repassaria à União a parte dela, não o contrário. Os impostos federais continuariam sendo geridos pela União.

Não foi alterada a questão da simplificação tributária.

A reunião foi presidida pelo secretário da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, presidente do Comsefaz.

O ex-ministro Henrique Meirelles, atual secretário da Fazenda de São Paulo, também participou. Ele disse que a União dos Estados em torno da proposta aprovada é fundamental para construir uma reforma justa e que ajude efetivamente o país a crescer.

Segundo Rafael Fonteles, a proposta dos Estados será levada aos governadores

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

JAICÓS | Educação entregará kits da merenda escolar para famílias em vulnerabilidade social

Em mais uma ação com o intuito de oferecer suporte a população no enfrentamento ao período de pandemia do Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Jaicós, gestão do prefeito Neném de

NOTÍCIA DESTAQUE

Secretário fica gravemente ferido após acidente na BR-135

Um grave acidente deixou o secretário de Finanças do município de Santa Luz (PI), Marcelio Pereira Sena, e sua esposa, feridos. O casal estava num veículo viajando pela BR-135 quando

NOTÍCIA DESTAQUE

INHUMA | Comissão Intersetorial do Selo Unicef se reúne para análise dos relatórios de meio período da edição 2017 -2020

Na manhã desta segunda-feira dia 29 de abril a Comissão Intersetorial do Selo Unicef edição 2017-2020 representada pela articuladora e Secretária de Saúde Maxshuellma Rufino Borges e pelo mobilizador e