Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Rompimento da Barragem do Bezerro é fake news; mas estado é de alerta máximo

Publicado

em

A Defesa Civil do Estado garante que  o rompimento da Barragem do Bezerro, na cidade de José de Freitas, distante 48 km de Teresina, é fake news (notícia falsa). Desde a constatação da falha no maciço do açude começaram a circular boatos sobre o rompimento que foi negado pelo Governo do Estado. Contudo, o diretor da Defesa Civil do Piauí, Vitorino Tavares, frisa que o estado é de “alerta máximo”.

“Esses fake news não ajudam em nada. A situação é de alerta máximo, ou seja, há uma preocupação premente dessa possibilidade de rompimento. Só que isso não aconteceu. Estamos usando todas as técnicas para este tipo de situação no sentido de buscar que o rompimento aconteça. Graças a Deus até agora isso não ocorreu. Não devemos baixar a guarda em relação a proteção das pessoas, mas o rompimento não ocorreu”, frisa Vitorino Tavares.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), prefeitura da cidade e 25º Batalhão de Caçadores (25 BC) estão na cidade.

O major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, também desmentiu o boato de que o rompimento da barragem também causaria alagamentos nas cidades de Lagoa Alegre e União. Segundo o militar, a água pode chegar aos municípios, mas o volume seria pequeno.

Em José de Freitas, cerca de 25 famílias de nove comunidades foram orientadas a deixaram suas casas. Militares do 25 BC ajudaram os moradores a evacuarem as residências.

Publicidade

“Foi feita a retirada das famílias mais próximas e está sendo emitida as orientações para que as pessoas não fiquem na região que passa a água e procurem um lugar seguro para evitar, sobretudo, danos humanos”, explica o diretor da Defesa Civil do Estado que acrescenta que os trabalhos serão intensificados a partir desta segunda-feira (09).

“Já foram abertas duas valas no sangradouro e serão abertas mais para diminuir a pressão onde estava ocorrendo o vazamento”, reitera.

O 25° BC enviou um pelotão, com cerca de 40 militares, 5 viaturas e 1 ambulância com equipe médica para apoiar na evacuação de 20 famílias que residem nas proximidades da barragem.

Notícia relacionada: 45 famílias são retiradas de perto de barragem sob risco de rompimento no PI

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS