Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SANTANA│Gestão da prefeita Maria José reinaugura Centro de Convivência no povoado Barro; fotos

Publicado

em

Mais uma importante obra foi entregue à população santanense, precisamente da comunidade Barro, localizada há 6 km da sede do município de Santana do Piauí. Trata-se da reinauguração do Centro de Convivência que foi reformado pela Prefeitura Municipal que tem à frente da gestão, a prefeita Maria José (Progressistas) por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, pasta que é gerida pela secretária Tarciana Bernardes.

O Centro de Convivência beneficiará cerca de cinquenta famílias, tanto do povoado Barro e também da comunidade Brejinho.

O Centro de Convivência é um órgão que tem como finalidade promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens com a realização de atividades como aulas de dança, oficinas de leitura, desenho, aulas de violão entre outras atividades interativas.

Usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com quatorze anos de idade, Steffani Matos, disse que o novo prédio traz muito mais conforto.

“É muito bom agora com esse prédio reformado porque antes não tinha espaço. Era muito apertado e abafado. Hoje está bem melhor com a reforma. Tenho mais ânimo para participar das atividades que são: leitura, dança, aulas de violão entre outras”, disse a adolescente.

Publicidade

Ivanete Gomes é mãe de adolescente usuária do Centro de Convivência. A mesma afirma que depois da reforma o prédio está ótimo.

“Tinha uma filha com 17 anos que foi usuária e agora tenho uma com doze anos. Com a reforma do prédio ficou ótimo. Melhorou bastante. O espaço antes era pequeno e apertado. As cadeiras já estavam ruins e agora o espaço ficou amplo. Tem cadeiras novas e só tenho a agradecer porque o serviço é ótimo e tira as crianças da rua. Tenho uma jovem que adora vir aqui. Tinha três filhos que eram beneficiados. Dois já saíram e agora tenho apenas uma”, elogiou Ivanete.

Discurso das autoridades

A solenidade de inauguração teve início com o discurso da orientadora social, Maura Moura, que explicou à todos os presentes a importância do órgão.

“O Centro de Convivência oferta atividades socioeducativas para crianças e adolescentes na faixa etária de 07 até 17 anos como música, dança, artes, o canto e o lazer. As oficinas visam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Agradecemos de forma especial à prefeita Maria José e a secretária de Assistência Social Tarciana Bernardes, pelo esforço e dedicação para ampliar o prédio desta comunidade, pois sabemos que uma Santana melhor para todos é uma prioridade da gestão”, discursou agradecendo a gestão e a secretária de Assistência Social.

A secretária municipal de Assistência Social, Tarciana Bernardes, no uso da palavra mencionou cordialidade direcionando às autoridades e sociedade civil do povoado Barro. Em seu discurso destacou quantas pessoas serão atendidas com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Publicidade

“Nesse espaço funciona o SCFV. Atualmente atendemos cinquenta e quatro crianças e adolescentes. Nossa meta para o segundo semestre e início do próximo ano é ampliar nossos grupos e serviços na localidade, inclusive com o grupo Viva a Vida que compreende a faixa etária acima de 60 anos. O SCFV é ofertado pela Secretaria de Assistência Social e promove a integração e troca de experiências entre os participantes. São trabalhadas aqui atividades artísticas, culturais, de lazer, desportivas dentre outras”, explicou.

“É uma forma de intervenção social planejada que cria situações estimuladoras e orienta os usuários à construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. A gestão é sensível às necessidades do nosso público e mesmo diante de tantas limitações busca atender todas elas. Um espaço físico atraente e acolhedor é uma prioridade, assim como na excelência da qualidade dos serviços ofertados. Quero agradecer à gestão municipal através da prefeita Maria José pelo esforço e empenho dedicado. Nossa meta é atender as famílias com qualidade tanto no espaço físico como na suficiência do material e recursos humanos”, destacou Tarciana Bernardes.

A chefe do Executivo Municipal, prefeita Maria José, deixou uma mensagem de reflexão. Na oportunidade Maria José afirmou que cada comunidade é importante quando menciona-se município.

“Para mim quando mencionamos município trata-se de cada comunidade que compõe a cidade. Quando assumimos o compromisso enquanto prefeita buscamos o melhor para os nosso munícipes. Para mim é importante ter um prédio do município bem apresentado e estruturado. Eu estive aqui nesse prédio após ter assumido a gestão em 2017. Andei aqui dentro e fiquei sufocada. Conversei com a secretária e fique bestificada quando soube que crianças e pessoas tinham que estar dentro de um ambiente insalubre. Quero saudar as servidoras que trabalham aqui que é Maria Helena, Andreia e Maura […] quando chegávamos aqui a gente saia angustiada. Tarciana sempre reforçava o anseio de reformar o prédio e hoje temos cômodos restaurados, cadeiras e mesas novas em todas as salas. Aqui eles vão ampliar o conhecimento que eles trazem da escola e de casa, partilhando com os colegas. Esse era o nosso compromisso aqui em fazer essa reforma”, afirmou.

“É a casa é do povo do Barro. É para servir a população. Esse é mais um compromisso concluído entre  outros tantos que estamos fazendo com que se concluam. Quero parabenizar o empenho da secretária Tarciana Bernardes, juntamente com toda sua equipe e parabenizar todos os nosso colaboradores, e, de forma especial à toda comunidade do Barro que pode usufruir e zelar pelos serviços que serão oferecidos aqui”, frisou a prefeita de Santana do Piauí, Maria José.

Publicidade

Vereador e presidente da Câmara Municipal, Antônio de Hercília, também fez uso da palavra para elogiar a gestão pela inciativa. “Fazer parte de uma gestão comprometida é bom. Lutamos pelos mesmos objetivos que são melhorias para nosso povo”, ressaltou.

Ex-membro do Conselho Tutelar, atuante por seis anos, o presidente da Câmara destacou a importância de trabalhar com crianças e adolescentes.

“É muito importante o apoio às pessoas que têm a necessidade desse serviço social. Sabemos do esforço que cada um faz e as parceiras entre famílias, sociedade e do Poder Público tem como papel importante desenvolver o trabalho em prol do bem de uma sociedade”, enfatizou Antônio de Hercília.

 O vereador, Ricardo Rodrigues, saudou todas as autoridades e declarou orgulho em fazer parte da gestão.

“É prazeroso fazer parte desta gestão porque a gente sabe e vê o compromisso que a prefeita tem para com o município. Estamos aqui reunidos para inauguração do Centro de Convivência e  tanto a comunidade como os usuários ganham muito com isso. Temos visto muito o cumprimento de suas promessas como o povo. Aquilo que ela promete ela faz. Parabenizo a senhora prefeita e a secretária de Assistência Social pela capacidade de investimento”, salientou.

Publicidade

Clarete Rabelo é vereadora e em sua fala fez um apanhado histórico ainda da época que era intitulado com PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A vereadora enfatizou o quão importante e transformador profissional pode ser o SCFV.

“Pela experiência e convívio esse serviço é importante porque sabemos que tira muitas crianças da rua e oportuniza a eles o saber de interação entre crianças e adolescentes e dá outras oportunidades. Temos aqui egressos do serviço, o antigo Peti. Temos vários profissionais e é uma semente plantada que será colhida futuramente. Parabenizo a prefeita Maria José e a secretária Tarciana por reativar o prédio que era um posto de saúde desativado. É importante não deixar acabar o que tem no município e transformar em benfeitoria “, pontuou a vereadora.

Logo após os discursos aconteceu o desenlace simbólico de entrega oficial do prédio para a comunidade onde o público presente pôde adentrar nas dependências do Centro de Convivência para conhecer as modernas instalações. Na ocasião foi entregue o fardamento para as crianças assistidas pelos serviços prestados pelo Centro de Convivência por meio do SCFV.

Estiveram presentes a prefeita Maria José; a secretária de Assistência Social, Tarciana Bernardes; o secretário de Agricultura Netinho, o secretário de Saúde, Francisco Carvalho; o secretário de Finanças, Aurino Rodrigues; a secretária de Educação, Maria Inês Leal;  os vereadores: Clarete Rabêlo, Ricardo Rodrigues, Bodó, Erivaldo Batista, Antônio de Hercília, vereador Mundim; lideranças políticas: Neli Borges, Otacílio Almeida, Jailton, Nezão, Raimundinho Cassiano; membros dos Conselhos Municipais de Santana; membros do Centro de Convivência, Polícia Militar na pessoa do tenente Gomes, entre outros.

-Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS