Sasc confirma denúncia de tortura no CEM; inquérito foi aberto
Publicado por: | Data: 21/06/19

Sasc confirma denúncia de tortura no CEM; inquérito foi aberto

A Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC), responsável pela gestão do CEM, confirmou a denúncia de tortura e maus tratos envolvendo adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativas no Centro Educacional Masculino (CEM). A confirmação foi dada na manhã desta sexta-feira (21), após o Comitê de Prevenção e Combate a Tortura no Piauí afirmar que abriu investigação sobre o caso.

Segundo o órgão, o fato é “antigo” e existe um procedimento administrativo instaurado, além de um inquérito policial em andamento, para apurar as condutas denunciadas pelos internos da unidade socioeducativa.

O Comitê de Prevenção e Combate a Tortura no Piauí, que é composto atualmente por 34 entidades ligadas aos direitos humanos, alega que os menores estariam sendo vítimas de situações vexatórias e até mesmo espancamentos por parte dos agentes socioeducadores que atuam na unidade.

Segundo a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Conceição Carcará, as situações relatadas na denúncia apontam uma série de abusos supostamente cometidos pelos socioeducadores. Em entrevista ao O DIA, a advogada afirmou que os adolescentes estão sob tutela do Estado e o caso pode ser enquadrado como crime.

Uma série de imagens às quais o comitê teve acesso mostram os jovens com diversos hematomas e ferimentos pelo corpo, que teriam sido provocados supostamente dentro das dependências do CEM. Além disso, os internos estariam sendo obrigados a sentarem nus no chão do pátio da unidade, sob o sol, como forma de punição.

Diante da denúncia, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB considera como abusivos os excessos cometidos no tratamento dos menores, e cobra providências por parte da direção do Centro, bem como a responsabilização dos envolvidos no caso.

Fonte: Portal o Dia


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Urna eletrônica terá novo layout nas eleições de 2018

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram apresentados na manhã desta quinta-feira (4) ao protótipo da nova urna eletrônica, criada para se adaptar ao voto impresso. A determinação de

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Campo Grande, prefeito Baiá fala sobre política e descarta rompimento com a família Ramos

De acordo com a legislação eleitoral vigente, em 2020 acontecerão as eleições para escolha do prefeito, vice-prefeito e vereadores nos municípios brasileiros. Embora falte mais de um ano para o

NOTÍCIA DESTAQUE

Funcionário da Alepi é encontrado morto após quatro dias desaparecido

O funcionário da Assembleia Legislativa do Piauí, Miguel Ferreira Muniz, 65 anos, foi encontrado morto na noite dessa terça-feira (4) em uma área de matagal da cidade de José de Freitas,