Connect with us

Belém do Piauí

Saúde de Belém do Piauí promove capacitação sobre primeiros socorros para servidores

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira, 24,  uma capacitação sobre primeiros socorros para os servidores da pasta.

A atividade aconteceu no auditório da escola Monte Sinai, quando foi realizado um treinamento em primeiros socorros, sendo ministrada SAMU de Picos  para enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem,  nutricionistas, fisioterapeutas e  motoristas de ambulâncias.

A capacitação foi conduzida pelo enfermeiro plantonista  e coordenador  de enfermagem do SAMU de Picos, Alan Alencar e  pelo condutor-socorrista do SAMU de Picos e Jaicós, Julião Soares, que abordaram situações de urgência e emergência, dando ênfase aos procedimentos de identificação e conduta em casos, como  AVC, obstrução respiratória, convulsão e desmaio, queimaduras, acidentes  e entre outros.

Na capacitação, os socorristas ensinaram sobre manobras de ressuscitação – com teoria e prática, utilizando materiais de manejo que imitam pessoas reais e matérias necessários,  para ajudar na execução das técnicas no dia a dia das Unidades de saúde.

Durante o curso, foi possível sanar as dúvidas mais frequentes das equipes das UBSs sobre paradas cardiorrespiratórias, técnicas de massagem cardíaca, como proceder em acidentes com vítimas com traumas e outros.

Publicidade

O secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, informou que a capacitação faz parte  das ações do programa de fortalecimento das práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO-EPS-SUS), onde além dessa,  serão realizadas mais quatro oficinas, abrangendo outras temáticas.

Nil, como é conhecido, ainda frisou a importância das capacitações  para aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais de saúde. “A intenção das oficinas é abranger todos os servidores das unidades de saúde, para aprimorar suas habilidades e aperfeiçoar seus conhecimentos para atender a população de forma adequada”, disse.

Sobre a capacitação de primeiros socorros, o secretário,  disse  que a mesma  atualizou  e preparou  os profissionais de saúde do município para que estejam aptos a atuarem dentro de seus ambientes de trabalho  em possíveis situações em que o socorro inicial possa salvar vidas.

 

Veja fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS