Connect with us

Marcolândia

Saúde de Marcolândia promove ação virtual e chama atenção para o combate à obesidade

Publicado

em

A Prefeitura de Marcolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde em busca de cuidados com a população marcolandense desenvolve ações estratégicas de promoção à saúde e prevenção de doenças.

Em alusão a data de 04 de março, que marca o Dia de Combate à Obesidade, profissionais de saúde do município desenvolveram um vídeo educativo como forma de conscientização e cuidados.

O nutricionista, Dr. Severiano Gomes, explica que no momento por conta das restrições da pandemia, os agentes do município irão criar métodos informativos através das redes sociais.

“Como não pode haver eventos, fizemos a primeira ação virtual que foi um vídeo informativo que fala sobre obesidade. No decorrer do mês de março, dentro do calendário de saúde, o dia 4 é comemorado e chamado a atenção de toda a população sobre o dia mundial de obesidade, doença que se alastra dentro do contexto mundial” alerta.

Dados revelam revelados pelo nutricionista apontam que em 2006, 11% da população brasileira era considerada obesa. Em 2019, treze anos depois, o número subiu para 20,3%.

Publicidade

O nutricionista, Dr. Severiano, disse que a cada dez pessoas, duas têm obesidade. O profissional recomenda quais as formas de combate.

“O combate a essa doença é através de uma alimentação saudável, voltada para a prática de atividades físicas, dando valor aos alimentos saudáveis, os alimentos da terra e da época, para assim juntos controlarmos a obesidade a nível municipal”, recomenda o profissional.

O prefeito Dr. Corinto Matos, também falou sobre a importância dos cuidados para evitar a obesidade.

“A prática de atividades físicas e a boa alimentação são dois fatores extremamente importantes para evitar a obesidade. Essas duas rotinas adaptadas ao cotidiano são amigos aliados. Portanto, como forma de despertar a consciência das pessoas promovemos esse educativo para chamar a atenção. E essa ação é promovida por meio virtual devido a proibição de eventos por conta da pandemia”, destacou o gestor marcolandense.

Publicidade

A secretária de Saúde, Domitília Alencar, enfatiza que a Secretaria de Saúde do município com apoio da Prefeitura na gestão “Amor e respeito pelo povo”, vai atuar de forma ininterrupta nas ações visando mais qualidade de vida para o povo de Marcolândia.

“Estamos trabalhando sempre com o objetivo de levar a informação de qualidade para nosso povo, porque mesmo com proibição imposta pela pandemia, estamos desenvolvendo ações educativas que ajudam as pessoas a cuidar da sua saúde”, destacou.

Sobre a obesidade

A Organização Mundial da Saúde, define que obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m.

Causas da Obesidade

Publicidade

As causas da obesidade são variáveis podendo o indivíduo ter histórico familiar de obesidade; pouco exercício físico; maus hábitos alimentares; uma doença subjacente, como por exemplo o diabetes tipo 2.

A obesidade é um fator de risco para várias doenças dentre as quais podemos citar: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete melittus tipo dois.

O aumento do peso corporal é uma tendência mundial.

 Alimentação recomendada e boas práticas

 É preferível que seja realizada de 5 a 6 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite) e mastigar bem os alimentos, do que ficar sem se alimentar por longos períodos, pular refeições, beliscar entre as refeições.

Publicidade

Recomenda-se que as refeições compostas por alimentos variados

(legumes, verduras, carnes, cereais, leguminosas) e coloridos sejam substituam os lanches rápidos, cardápio

monótono (sem cores e variedade de alimentos).

Prefira alimentos crus, cozidos, a vapor, assados ou

grelhados do que alimentos à milanesa, fritos, empanados e folhados, preparações calóricas como feijoada, mocotó e

Publicidade

dobradinha.

Carnes magras: brancas (filé de peixe ou frango sem pele) ou vermelhas (patinho, coxão mole, lombo de porco sem gorduras) e clara de ovo são recomendáveis.

Evite carnes gordurosas (cupim, costelas, picanha, leitoa, pernil, torresmo, bacon), embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, salame, apresuntado, hambúrguer, nuggets) e gema de ovo em excesso.

Mesmo o leite sendo essencial na boa alimentação é necessário que haja uma atenção voltada para o alimento. Recomenda-se a ingestão saudável de leite e iogurte desnatado, queijos brancos (frescal, ricota), requeijão light, ao invés de leite, iogurte e requeijão integral, queijos como mussarela, provolone, prato e parmesão.

Há recomendação para frutas em geral, com casca e bagaço evitando a ingestão de doces (bombons, balas, chocolates, bolos, biscoitos, bolachas, sorvetes cremosos, paçocas, mel, melado, caldo de cana e leite condensado).

Publicidade

Cereais e alimentos integrais (aveia, farelo de trigo, pães, arroz e massas integrais) são opções saudáveis que podem substituir o arroz branco, pão e massas feitos com farinha de trigo comum, farinha de mandioca, salgados (coxinha, esfirra) e alimentos industrializados (salgadinhos, batata chips, lasanhas, pizzas).

Óleos e gorduras de origem vegetal com moderação tais como: azeite de oliva na salada, óleos vegetais (soja/canola), creme vegetal, margarina, castanhas, nozes e amêndoas apresentam resultados saudáveis se comparados com óleos e gorduras de origem animal como: banha de porco, manteiga e creme de leite.

São recomendáveis para a cozinha e mesa do brasileiro, os alimentos como legumes e verduras em geral (crus, cozidos, a vapor, assados ou grelhados). Legumes fritos ou adicionados de fontes de gordura como bacon e queijo devem ser evitados.

Sucos naturais com apenas uma porção de fruta como fontes saudáveis podem substituir refrigerantes, sucos industrializados (caixinha e em pó) e bebidas alcoólicas.

A prática de atividade física orientada regularmente, auxilia na manutenção do peso adequado, no combate ao estresse e melhora a qualidade de vida. Nunca faça compras com fome, isso pode levá-lo a dar preferência para alimentos mais calóricos.

Publicidade

Ao fazer compras é importante levar uma lista de compras já estabelecida para evitar a adição de mais produtos no carrinho.

Outra dica muito importante é fazer refeições em ambientes calmos e, se possível, à mesa. Observe cada porção de alimento que está ingerindo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS