Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Saúde de Picos consegue doses extras da vacina contra Covid-19

Publicado

em

Com sobras em frascos da vacina AstraZeneca, a Saúde de Picos conseguiu nove doses extras da vacina contra à Covid-19. Até o momento, Picos imunizou mais de 1.700 pessoas contra à Covid-19.

A coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, comenta sobre como o município conseguiu imunizar nove pessoas há mais do que o previsto. Ela ressalta que quando a vacina é aspirada de forma minuciosa e cuidadosa é possível aspirar uma dose há mais.

Coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes

“Nos frascos da vacina de Oxford, que é a vacina fabricada pela Fio Cruz e pelo laboratório da Índia, nós temos uma quantidade de 10 doses por frasco, mas o laboratório incluiu uma quantidade há mais até mesmo para percas técnicas, enfim, então quando aspirada de forma minuciosa e cuidadosa, a quantidade exata de vacina que é preciso para imunizar a pessoa, a gente consegue está aspirando até 11 doses por frasco. A técnica de enfermagem faz essa aspiração de forma minuciosa, aspirando apenas o meio ml para ser aplicada em cada usuário, e assim, a gente consegue vacinar uma pessoa há mais com esse frasco”, explicou.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil

Segundo o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, a secretaria pediu orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que informou que não haveria nenhum problema. “A gente entrou em contato com a SESAPI para pedir orientação em relação às sobras, eles responderam que não tinha problema algum em continuar a vacina”, frisou.

De acordo com a coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, ao todo, Picos já imunizou 1.718 pessoas contra à Covid-19.

Publicidade

“No município de Picos já foram aplicadas 1.718 doses da vacina contra Covid-19, dessas, 39 doses foram aplicadas nos idosos do Abrigo Joaquim Monteiro, o quantitativo restante, que é de 1.679 foram aplicadas todas em trabalhadores da saúde”, informou a coordenadora.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS