Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Saúde de Picos realiza atividades no Dia Nacional do Idoso na UBS Belinha Nunes

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Picos, através da Coordenação em Saúde do Adulto e Idoso, realizou, nesta terça-feira (01), na Unidade Básica Belinha Nunes, no bairro São Vicente, atividades em alusão ao Dia Nacional do Idoso.

Para a coordenadora em Saúde do Idoso, Micherlla Brito, é preciso garantir à terceira idade um envelhecimento estável e seguro. Ela garante que os profissionais do município têm se empenhado para isso, até mesmo visitando aqueles impossibilitados de procurarem ajuda médica.

“O objetivo dessa mobilização é enfatizar a importância de um bom envelhecimento. Tivemos uma palestra para esse grupo aqui do Belinha Nunes, depois um momento de capoterapia e outro de relaxamento, sempre visando o bem estar dessas pessoas. As unidades básicas trabalham programas como o Hiperdia (hipertensão e diabetes) e o Tabagismo. Ao longo do ano, as 36 unidades básicas de saúde do município trabalham com essa classe, promovendo uma boa saúde. E aqueles que não podem comparecer, são visitados por todos os profissionais da UBS, que é formado por médico, enfermeiros e equipe Nasf”, disse ela.

O evento foi um pedido do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva – GpeSC – e da enfermeira da Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes I e II. Sery Neely, enfermeira responsável pela UBS, ressaltou a importância do encontro.

“É de extrema importância esse trabalho. Sabemos que o Brasil está envelhecendo a cada dia. O que procuramos fazer com esse pessoal idoso é que eles tenham saúde, uma longevidade mais autônoma, que busquem por essa saúde. Então fazemos muitas atividades de promoção da saúde na terceira idade. Aqui na UBS temos um grupo de idosos, com mais ou menos 25 pessoas, onde nos reunimos mensalmente, e ficamos muito felizes por essa boa adesão. E eles já se sentem tão bem acolhidos no grupo que se acostumaram com esse tipo de trabalho e frequentam com prazer”, afirmou.

Publicidade

Solane Alves, membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva – GpeSC, destacou o trabalho feito pela equipe no município e o apoio que a pasta da Saúde tem dado na promoção de atividades.

“Nós realizamos atividades mensalmente aqui no Belinha Nunes e sempre procuramos temas relacionados à saúde pública, especificamente para o idoso. Com a importância da data, realizamos uma atividade interativa, um pouco diferente do que planejamos mensalmente, e pudemos contar com a ajuda da Secretaria de Saúde. O que percebemos é que nossos idosos estão interagindo cada vez mais e isso é benéfico para eles e nos traz muita satisfação”, declarou.

A dona de casa Maria José Pereira Ventura, 69 anos, participa do grupo de idosos do Belinha Nunes. Ela frisou que é preciso cuidar de si para não sofrer as consequências de uma velhice cheia de doenças.

“É muito importante cuidar da saúde, ter uma alimentação saudável, praticar uma caminhada. Eu, que tenho problemas com colesterol, principalmente. É preciso manter minha taxa equilibrada, senão a gente vai pro fundo do poço. Por isso participo do grupo, pois aqui encontro auxílio no que preciso, tiro minhas dúvidas e relaxo”, disse ela.

Durante a semana, outras atividades serão desenvolvidas nas UBS’s do município em alusão à data.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS