Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Saúde realiza ações de prevenção aos cânceres de boca e próstata no centro de Picos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através das coordenações de Saúde Bucal e do Homem, juntamente com o programa PET-Saúde Interprofissional da Universidade Federal do Piauí, realizou, na tarde desta quarta-feira (06), na Praça Josino Ferreira, ações em prol da saúde do homem e de toda a sociedade, enfocando a prevenção aos cânceres de boca e próstata.

O coordenador de Saúde Bucal de Picos, Lincoln Neiva, comentou de que forma a pasta está gerenciando a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca.

“Estamos aqui com uma programação nacional que vem sendo desenvolvida pelo Ministério da Saúde desde 2015, mas ela não vem sendo trabalhada como deveria ser em todos os postos. E, para intensificar essa campanha, todas as primeiras semanas de novembro, os municípios devem intensificar as atividades em cima do tema. Esse ano nos propusemos, juntamente com o PET-Saúde, a desenvolver esse trabalho na nossa cidade. Hoje estamos fazendo uma orientação à população quanto à prevenção, com a distribuição de folhetos e informá-la sobre como devem se portar para procurar as UBS’s e agentes comunitários para agendar atendimento”, disse ele.

O coordenador ressaltou ainda que cuidados as pessoas devem tomar para se prevenirem contra o câncer de boca.

“Devemos ter hábitos saudáveis; uma boa alimentação; evitar riscos nocivos, como tabaco e álcool; além do cuidado com os fatores hereditários e tendo uma higiene oral adequada, de forma correta e várias vezes ao dia. É preciso uma atenção especial também com os idosos, cuidado com a manutenção das próteses”, detalhou.

Publicidade

O senhor Faustino Manoel da Silva, pintor, esteve na Praça Josino Ferreira e declarou que mesmo não tendo feito o exame de toque ainda, ele tem consciência da necessidade do mesmo para o bem-estar e vida sem complicações.

“Eu tenho a preocupação em cuidar da saúde, no pensamento, mas confesso que nunca fiz o exame. Moro em São Paulo e lá as coisas são muito difíceis. Há mais ou menos 45 dias requisitei um exame que só vai ser possível fazer no próximo mês. Então a gente sofre essa dificuldade, mas eu tenho consciência de que temos que fazer o exame de próstata, de cuidar da saúde para evitar outros danos. Se possível farei até aqui, antes de voltar para São Paulo”, disse.

Ele também comentou que tem muito cuidado quanto à sua saúde bucal. “Já a minha saúde bucal eu cuido da forma que acho ser certa, com a higiene básica. Meus dentes são todos naturais, nunca tive problema com nenhum. Nem para obturação. Então acho que estou fazendo da maneira certa”, frisou.

Ao longo do mês, várias atividades serão desenvolvidas em prol da prevenção dos cânceres de boca e próstata.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS