Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Seca derruba área plantada e participação do Piauí no agronegócio, diz IBGE

Publicado

em

Piauí teve uma redução na área plantada, especialmente em culturas como arroz e feijão. Esta foi uma das conclusões do Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), referente ao ano calendário de 2016, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os motivos que afetaram o cenário agrícola piauiense está principalmente a seca.

Segundo o IBGE os dados da PAM confirma dados divulgados no final do ano passado, através da pesquisa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), referente àquele ano. Nas duas pesquisas o Piauí apresentou grande perda de produção em todas as culturas temporárias e permanentes, por causa da seca prolongada registrada no estado.

“A evolução do Piauí é negativa em todos os aspectos praticamente. O Piauí caiu de uma participação do valor da produção total pela metade em relação ao Brasil, de 1% para 0,5%, por causa da seca”, disse o Supervisor de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, Eyder Silva. Na prática o Piauí ocupa a 19ª colocação no ranking dos estados quanto ao valor total da produção agrícola no ano passado.

A pesquisa mostra ainda que a soja e o milho aumentaram a quantidade produzida nos últimos 10 anos e por outro lado o arroz e o feijão passaram por redução. “Houve uma redução muito grande nas culturas temporárias que o Piauí tem como soja, milho, arroz e feijão. Acontece uma queda muito grande na área plantada, principalmente no arroz e feijão”, apontou Eyder Silva.

Na pesquisa a soja apresentou um aumento de 156% na área plantada e o milho teve um aumento de 59%. O arroz e o feijão apresentaram uma diminuição, respectivamente de 52% e de 6% em 2016 e no arroz a área plantada passou de 157.503 hectares, em 2007, para 75.681 hecatares, em 2016. “A soja e o milho são muito ligados a grande produção no cerrado do Piauí, enquanto o feijão e o arroz estão relegados a segundo plano”, finalizou o supervisor do IBGE.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS