Connect with us

Marcolândia

Secretaria de Educação de Marcolândia lança o Programa Volta ao Novo; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Marcolândia, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou oficialmente o programa Volta ao Novo, em solenidade na tarde desta quarta-feira, dia 14 de julho, na Câmara de Vereadores.  O programa tem como articuladora e multiplicadora, a professora Mara Raquel, que é supervisora de Ensino do município.

O programa Volta ao Novo, de acordo com Mara Raquel, é um projeto do Instituto Ayrton Senna, em parceria com União dos Dirigentes Municipais em Educação do Piauí (UNDIME-PI) e com a Secretaria Municipal de Marcolândia, tem como objetivo desenvolver as competências socioemocionais e apoiar os educadores para que eles desenvolvam suas próprias competências, e assim também nos estudantes.

“Essas competências podem ser aprendidas, desenvolvidas, praticadas, ensinadas e foram distribuídas em cinco macrocompetências: autogestão, amabilidade, resiliência emocional, engajamento com os outros e abertura ao novo. Demos o ponta pé inicial do nosso projeto que veio engrandecer ainda mais a potencialidade dos nossos professores. É um grande prazer fazer parte desse projeto e desse mundo novo”, a articuladora.

A secretária de Educação, Auxília Matos, falou também à nossa redação que a adesão ao programa tem como finalidade facilitar o trabalho o dos profissionais e assim como resultado melhorar a qualidade de ensino, favorecendo também à saúde deles.

“Tivemos um período muito difícil que foi lidar com a pandemia, que ainda está em todo mundo, e a adesão do município ao programa é exatamente para que professores, juntamente com a equipe escolar, tenham maiores habilidades em seu dia a dia, tanto em sua vida docente como até mesmo em sua vida familiar. Como resultado disso, certamente o aluno também ganha na aprendizagem. A qualidade de vida de nossos educadores e o ensino são os principais fatores para resultados de sucesso”, destacou Auxília.

Publicidade

Em contato, por telefone, o prefeito Dr, Corinto Matos, disse que sua gestão apoiará sempre a educação municipal, assim como outros setores, em tudo que for para o bem do município.

“É um programa que só tem a trazer benefícios para os educadores e também para os alunos, pois eles estão em contato direto. Nossa gestão trabalha para tudo que for para o bem de Marcolândia. E não poderia ser diferente com o programa Volta ao Novo”, destacou Corinto Matos.

O vereador, Marcos Coelho,  esteve presente na solenidade de lançamento e enfatiza que o programa vem para somar. “É um programa que vai preparar emocionalmente nossos educadores para lidar com o novo frente à todas essas mudanças que estamos sofrendo por conta da COVID-19. A educação de Marcolândia só tem a crescer. Meus parabéns pelo profissionalismo de todos que fazem parte da educação”, disse o vereador. 

Simone Viana é vereadora em Marcolândia e mãe de aluno. Ela sempre acompanha o dia a dia estudantil do filho. Para ela o Volta ao Novo será uma forma de preparação.

”Foi com imensa alegria que estive presente na abertura do projeto Volta ao Novo que visa o desenvolvimento de competências socioemocionais onde vai estar preparando os profissionais da educação para receber nossos alunos. Estamos ansiosos aguardando esse momento para estar na sala de aula novamente”, pontuou.

A professora, Matíldes, que é diretora da Unidade Escolar Cícero Mundinho, na zona rural, expõe seu ponto de vista sobre o Volta ao Novo.

Publicidade

“Esse programa chegou ao município na hora certa porque é tudo novo. Qual foi o professor que não se reinventou no ano de 2020 e que em 2021 continua dando o seu melhor a cada dia para que a educação aconteça?”, perguntou fazendo reflexão sobre as dificuldades impostas pela pandemia. “Nosso desejo é de nos prepararmos e esse momento é para nos ajudar e auxiliar porque foram dias difíceis, mas o senhor nos levantou a cada manhã. Hoje estamos aqui e vamos continuar fazendo a educação do município”, afirmou a diretora.

Maria Conceição Andrade é coordenadora da Escola Manoel Avelino de Brito e também articuladora do Selo UNICEF edição 2021/2024. Ela participou da solenidade de lançamento e enfatizou a necessidade de trabalhar as macrocompetências.

”Externo aqui minha honra e contentamento em ter participado  da abertura do programa Volta ao Novo de forma muito dinâmica, participativa, onde foram colocadas as questões de competências socioemocionais. A articuladora Mara Raquel destacou muito bem a resiliência emocional dentre as macrocompetências citadas. Precisamos de fato estarmos imbuídos nelas para que a gente possa voltar ao novo. Estamos todos nós da educação de parabéns, pela secretaria de educação ter feito adesão a esse programa tão importante, em parceria com o prefeito Dr. Corinto Matos, pois sabemos que neste cenário passaram a demandar mais apoio especialmente em relação ao bem-estar emocional. É uma parceria que deu certo entre da secretaria de educação, que tem a secretária Auxília Matos com o Instituto Ayrton Senna e Undime”, concluiu a articuladora do Selo Unicef.

Estiveram presentes na solenidade: o prefeito Dr. Corinto Matos; o vice-prefeito, Valmir de Juracy; a secretária de Saúde, Domitília Alencar, o secretário de Assistência Social, José Valdemiro, o Birica; a secretária de Educação, Auxília Matos, juntamente com professores, diretores, coordenadores de escolas da sede e da zona rural; bem como vereadores e demais autoridades.

Mais fotos 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS