Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Secretaria de Saúde de Patos do Piauí conclui segunda fase do Programa Busca Ativa

Publicado

em

A Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou de 27 de julho a 13 de agosto, a 2ª fase do Programa Busca Ativa, que teve como público-alvo pessoas que trabalham no comércio local, considerados como essenciais.

Durante essa segunda fase, foram testadas pessoas que trabalham em  mercados, padarias, verdureiros, pontos de apoio com restaurante às margens da BR, farmácias, serviços bancários, borracharias, oficinas, postos de combustível, além dos contatos de casos confirmados, pessoas oriundas de outras cidades e profissionais da saúde que estão voltando as atividades.

Nessa etapa do programa, foram realizados 186 testes rápidos,  destes 170 pessoas testaram negativo, uma teve o resultado IgG: Reagente e IgM: Não Reagente, ou seja, a mesma contraiu o novo coronavírus, mas  já se encontra recuperada e 15 pessoas foram identificadas com a Covid-19 (IgM reagente).

Do público-alvo, foram testados 30 pessoas do povoado Cajueiro e  81 da sede, totalizando 111 comerciantes e os demais 75 são contatos, pessoas vindas de outras cidades e profissionais de saúde.

A Sra. Maria das Mercês de Sousa, do povoado Cajueiro, foi uma das pessoas testadas.  “Parabenizo o prefeito de Patos do Piauí por ter disponibilizado o teste da Covid-19 para todos os comerciantes do Cajueiro, desde já, o nosso agradecimento por se preocupar com a população, e principalmente, com os comerciantes que estão na linha de frente, agradeço também a todos os profissionais da saúde que merecem o nosso aplauso e a nossa admiração, pois estão na linha de frente fazendo todo o atendimento a quem necessita, quero a cada um deles dizer o meu muito obrigado, que Deus proteja a todos”, disse.

Publicidade

Pollyana Crisanto, que também fez o teste rápido, agradeceu a gestão por disponibilizar os testes aos comerciantes e expressou ainda gratidão aos profissionais de saúde pela  atuação. “Com a testagem é possível saber quem está ou não em condições de continuar servindo a população, e é muito importante saber quem foi contaminado para tomar todas as providências, e assim essa pessoa se recuperar o quanto antes. Lamento que as pessoas tenham preconceito e façam piadas, passei por essa situação por precisar realizar um novo teste e num período de dois dias senti na pele o preconceito”, afirmou.

A diretora administrativa da Saúde,  Janete Dias,  explicou que o  Programa Busca Ativa possibilita a identificação de pessoas contaminadas pelo Sars-Cov-2, bem como a realização do tratamento precoce dos pacientes buscando evitar a  propagação do vírus.  “O intuito é identificar os casos precocemente, não esperar que os pacientes cheguem as unidades de saúde, mas ir em busca deles, fazendo o rastreamento e monitorando dos casos”, frisou.

O município recebeu alguns testes do governo e  fez a aquisição de mais testes rápidos para atender a demanda, e está fornecendo a medicação necessária ao tratamento precoce de pacientes.

Segundo a Secretária de Saúde, Edvânia Pires, o  aumento de casos no município reflete a eficácia do Programa, uma vez que estamos testando mais e assim fazendo o mapeamento da propagação do vírus, com atendimento, orientação, medicação e isolamento dos casos positivos, será possível conter a disseminação da Covid 19.

“Acreditamos que só uma ação conjunta entre gestores e população poderá resultar na contenção do vírus, estamos fazendo a nossa parte e solicitamos que a população faça a sua, se precisar sair use máscara, faça a higienização constante das mãos com água e detergente ou álcool em gel, cumpra o distanciamento social, e pessoas em período de isolamento domiciliar não devem fazer ou receber visitas”, orientou a gestora.

A gestora pediu também, a empatia das pessoas com os pacientes confirmados, pois a doença faz parte da realidade atual e qualquer pessoa pode ser contaminada. “Alguns pacientes relataram o preconceito vivido, é lamentável a crueldade das pessoas, pois além do paciente ter que lidar com a doença, medicação, psicológico abalado, isolamento domiciliar, distanciamento das pessoas que ama, ainda tem que conviver com a “doença do preconceito”, seja solidário. Analise: E se fosse você, como gostaria de ser tratado?”, finalizou a secretária.

Publicidade

 

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS