Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Secretaria de Saúde de Vera Mendes realiza campanha de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti

Publicado

em

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de evitar a proliferação do Aedes Aegypti, a Prefeitura de Vera Mendes, desenvolveu mais uma campanha de combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika, e outras doenças.

A campanha é realizada, através da Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação. As ações foram desenvolvidas, seguindo as medidas protetivas e preventivas devido á pandemia.

Na manhã desta sexta-feira, 10, de julho, a Secretaria da Saúde mobilizou seus agentes e demais funcionários para um mutirão de limpeza em todas as ruas de Vera Mendes, quando foram realizados a coleta de lixo e de materiais que acumulam água, que são ambientes propícios a possíveis criadouros do mosquito.

Além dos serviços de limpeza, foram realizados mobilizações, através de carro de som e a distribuição de panfletos educativos, com informações e orientações referente ao mosquito aedes aegypti e à forma de não proliferarem.

Segundo a secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, a campanha é de extrema importância para sensibilizar a população quanto à prevenção de doenças causada pelo mosquito. “O combate as arboviroses é uma constante entre as equipes de saúde de Vera Mendes. É importante ressaltar que o combate à dengue deve ser um esforço coletivo, ou seja, as ações de prevenção é uma tarefa de todos, cada um tem a sua responsabilidade no controle do aedes aegypti”, disse.

Realizada de forma intersetorial, a Secretaria de Educação enviou aos estudantes da rede municipal de ensino, dentre as atividades remotas para casa, um material impresso com orientações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Já a Secretaria de Assistência Social, desenvolveu atividades de combate ao mosquito com vídeos contendo orientações sobre o mosquito, gravado com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo-SCFV.

Publicidade

Veja abaixo ações simples de combate a proliferação do mosquito:

— Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.

— Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas (calças e blusas) e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

— Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

— Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.

Publicidade

-Não tome nenhum medicamento por conta própria.Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS