Senado aprova projeto de Decreto Legislativo que anula decreto das armas
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 19/06/19

Senado aprova projeto de Decreto Legislativo que anula decreto das armas

O Senado aprovou hoje à noite, por 47 votos a 28, um projeto que anula o decreto editado em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro para facilitar a posse e porte de armas de fogo.

Agora, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 233/2019 será remetido à Câmara dos Deputados, onde deverá ser distribuído às comissões e apreciado em plenário. Se o Congresso confirmar a revogação, a nova norma será sustada, isto é, tudo voltará a ser como antes.

Decreto Facilitador
Em maio, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto facilitando o porte de armas de fogo para 19 categorias, entre elas políticos, caminhoneiros e moradores de área rural.

Duas semanas depois, ele alterou o documento com uma série de modificações determinando que somente profissionais que exerçam atividades profissionais consideradas “de risco”, podendo ser vítimas de delito ou sob grave ameaça, poderão portar armas. Pelo texto, também será preciso comprovar a efetiva necessidade do porte.

Marcado no STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, marcou para o dia 26 de junho o julgamento de ações que questionam a constitucionalidade do decreto.

As ações foram movidas pelo PSB, PSOL e pela Rede Sustentabilidade. As ações afirmam que o decreto põe em risco a segurança de toda a sociedade e a vida dos brasileiros.

 

Fonte: Boletim de Notícias ConJur

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

MPF investiga se barragem no Ceará vai bloquear chegada de águas ao rio Poti

O Ministério Público Federal do Ceará abriu inquérito para investigar se a barragem Lago de Fronteira, em Crateús (CE), vai bloquear a chegada de águas ao Cânion e ao rio

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Corpo de Frutuoso chega a Jaicós e será sepultado na manhã de quinta-feira

Após ser submetido ao exame cadavérico no Hospital Regional de Picos, o corpo de Frutuoso Borges Leal chegou em sua residência, no Centro da cidade de Jaicós, no início da

NOTÍCIA DESTAQUE

Uma semana após fuga em massa, 35 detentos de Esperantina seguem foragidos

Uma semana após a rebelião que culminou na fuga de 75 detentos da Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, 35 presos ainda estão sendo procurados. Além da fuga da sexta-feira