Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SETEMBRO AMARELO | Secretaria de Saúde de Vila Nova promove palestras sobre valorização da vida; fotos

Publicado

em

O “Setembro Amarelo”, é um movimento de conscientização da população a respeito da prevenção ao suicídio e valorização a vida. E reconhecendo a importância da campanha à Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, na gestão ‘Trabalho e Compromisso’, abraçou a causa e promoveu ações no intuito de alertar a sociedade sobre a realidade em torno do suicídio.

O evento aconteceu na noite desta terça-feira, 24, no Ponto de Cultura Cidade Poesia. Quatro palestras alusivas à temática abordaram sobre “Conscientização e Prevenção”. Os palestrantes foram o Evangelista Eliel Nunes, o psicólogo Edilson Cavalcante, o padre Francisco Ramires e o comandante do GPM de Vila Nova, Francisco Arleuson.

Organizado pela Secretaria de Saúde, o evento teve como objetivo desmistificar sobre a temática, falar sobre a prevenção, aproximar e despertar entre as pessoas um olhar a escuta, um sentimento de amor ao próximo e sensibilização com a causa.

_Profissionais e autoridades falam sobre a valorização da vida:

A Secretária de Saúde, Almerinda Luz, deu as boas – vindas aos presentes e falou através de uma mensagem de Rossandro Klinjey, sobre a temática.  “Que as nossas palavras e atitudes não se transformem em tribunais para julgar os sofrimentos alheios. Somente sabe a dimensão da própria dor quem a sente. E embora não seja possível sentir o mesmo que o outro, o respeito e a empatia nos proporcionam o acolhimento. Antes mesmo de pensar no que dizer, precisamos estar dispostos a ouvir”, disse.

Publicidade

Almerinda Luz agradeceu a todos que apoiaram e participaram do evento além de incentivar as pessoas a não desistirem em meio às dificuldades. “Primeiro quero agradecer a Deus, ao prefeito Edilson Brito por todo apoio e confiança prestados a nós para a realização deste grandioso evento, agradeço também a presença e participação dos palestrantes, toda equipe da saúde, vereadores, secretários e toda população que esteve presente. Todo agradecimento seria pouco diante da presença que recebemos em troca de nosso trabalho. Por isso só tenho a dizer que somos absolutamente incríveis! Não deixe nenhuma fase ruim tirar a luz que você tem. Obrigada a cada um de vocês que colaboraram de forma direta ou indireta, comparecendo ao nosso evento!”, falou.

O enfermeiro da ESF, Dayro Coutinho levantou dados que mostravam a crescente no número de casos e sobre a importância de conversar sobre o tema para prevenir possíveis casos, incentivou a valorização da vida e a procura por profissionais da Saúde. Além de parabenizar a iniciativa da gestão em organizar momentos como este.

“A vida é nosso bem maior e nós fomos agraciados em poder viver essa experiência e a partir do momento que temos uma gestão administrativa e executiva que fomenta a valorização da vida e não é apenas em palavras, pois palavras são fáceis, mas principalmente nas ações, ações na Saúde, na Educação, na Assistência Social e na Cultura são ações que valorizam a vida. Falar sobre suicídio é um tema muito importante e difícil porque nos dados atuais a cada 45 minutos acontece 1 suicídio no Brasil. Isso significa 32 mortes por dia e se formos a um parâmetro mundial a cada 3 segundos há uma tentativa, a 40 segundos há uma consumação do suicídio. Então falar sobre Setembro Amarelo e estender essa campanha durante todo o ano com ações é garantir que vocês tenham atendimento e um apoio necessário. Quando temos um gestor como Edilson Brito e uma secretária como Almerinda que se propõe a fazer isso nada mais é do que fazer a palavra e as ações. E em nome da equipe da Saúde, da Assistência Social e demais setores quero dizer que os nossos consultórios estão de portas abertas e pode ter certeza. Já ouvimos relatos que se nós não tivéssemos ouvido ou aberto os nossos corações pra alguém muitas histórias a saírem daqueles consultórios seriam outras e se você tiver precisando de ajuda ou de apoio procure-nos e vamos juntos valorizar a vida”, relatou.

O prefeito, Edilson Brito falou sobre a importância dos eventos e campanhas realizados pela gestão, parabenizou a população de Vila Nova pela participação e pela boa convivência junto a relações de amizade que existe entre as pessoas e que se sentia orgulhoso em fazer parte e de servir a todos, durante a sua fala ainda relatou trabalhos realizados.

“Estamos fazendo esse evento pela preocupação em ter a prevenção do suicídio. É muito importante à vida das famílias e nós sabemos que em meio a tantas coisas que existem no mundo, pessoas que não se previnem e não buscam o caminho certo eu tenho o prazer de dizer que Vila Nova e o povo dessa cidade segue o caminho da bondade, da generosidade e nós somos um povo pacato, inteligente e que entendemos a valorização da vida. Não poderíamos deixar de fazer essa palestra em alusão ao Setembro Amarelo que é uma coisa que preocupa muito a nossa nação, já tivemos casos em cidades próximas e choca a população. Graças a Deus, Vila Nova é uma terra abençoada onde os gestores investem na educação, nas políticas públicas e na saúde se formos falar no que a Saúde de Vila Nova é hoje vocês podem prestar atenção que cuidamos das nossas pessoas. Temos aqui um médico que se preocupa com o nosso município, o Dr. Gerônimo que resolve todos os problemas e os nossos vereadores também são muito procurados principalmente por aquelas pessoas do interior que através deles buscam o prefeito. Todos nós temos o orgulho de servir o nosso povo com todos os nossos profissionais e secretarias, temos carros, casas de apoio, damos suporte a pessoas que precisam de tratamento em Teresina, levamos os nossos atendimentos para todas as partes do município para que todos sejam atendidos. Isso é um avanço e fazemos isso com carinho e amor quero dizer que estou preparado para receber todos vocês”, falou.

Publicidade

Edilson Brito ainda parabenizou a participação de todos e falou sobre a satisfação em ter realizado um grande evento alusivo ao Setembro Amarelo.

“Realizamos um grande evento alusivo ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida. Aproveito para parabenizar aqui de público toda a equipe da Secretaria de Saúde, em nome da Secretaria Almerinda, pela organização e sucesso do evento. Agradeço ao psicólogo, Edilson Cavalcante, ao Padre Francisco Ramires, ao comandante do GPM Francisco Arleuson e ao evangelista Eliel Nunes pelas ricas palestras. Foi um grandioso evento. Parabéns a todos. Nós apoiamos e valorizamos à vida”, disse.

O padre Francisco Ramires um dos palestrantes da noite abordou sobre a importância de amar ao próximo e que mesmo em meio as provações da vida,  devemos agradecer e enfrentar as dificuldades e reconhecer que precisamos de ajuda e ir procura-la é a melhor saída. “Penso que a cultura do cuidado deve ser sempre alargada, precisamos cuidar mais um dos outros e demonstrar mais que amamos. Em relação à Vila Nova viver esse momento por mais que nos venha o medo de dizer que quando falamos sobre suicídio o surto aumenta, mas ao mesmo tempo nos dá a consciência tranquila de termos feito alguma coisa e penso que não falar nunca vai ser a melhor saída, pelo contrário é preciso que possamos falar para tirar o que tem dentro de nós e nos ajudar uns aos outros. Em resumo da mensagem que repassei é que precisamos julgar menos e pedir mais amor e dizer não ao suicídio é procurar uma vida melhor, não é só dizer não se mate devemos mostrar o quanto à vida é valiosa, tem dons e que tem espinhos, mas em meio a tudo a vida é bela”, frisou.

O psicólogo Edilson Cavalcante também falou sobre a temática e parabenizou a gestão pela realização de eventos que valorizem a vida das pessoas e a importância de repassar conhecimentos quebrando tabus.

“É importante contribuir com a campanha do Setembro Amarelo além de estar se importando com a população nesse momento decisivo onde os jovens se encontram sem orientação e sem conhecimento eles muitas vezes procuram caminhos que não é satisfatório. O que repassamos aqui hoje foi à importância da valorização da vida quanto à decisão pessoal de cada um é importante e poder ter uma resiliência melhor e que possamos enfrentar a dificuldade da vida mesmo que ela não seja fácil. Todos nós temos dificuldades e problemas, mas a maneira como enfrentamos e interpretamos isso é que faz a diferença. Hoje aqui em Vila Nova podemos passar essas informações e vimos um público atento, a população compareceu e vimos também uma boa aproximação entre a gestão e a população e a partir disso abre espaços para que haja discussões e informações aos jovens para valorização da vida”, disse.

Publicidade

O presbítero Eliel frisou que discussões como estas tem que ser trabalhadas frequentemente e que a orientação correta pode trazer grandes benefícios as pessoas que estão passando por dificuldades. “Foi um belíssimo trabalho que precisa ser repetido continuamente porque é de suma importância para a nossa população e nós como orientadores da vida precisamos orientar mais as pessoas que estão em dificuldades e que estão vivendo só, sem orientações. Um evento como esse conseguimos levar um pouco de amor acima de tudo e conhecimento sobre o assunto para saber como abordar a temática, e isso, é muito importante”, relatou.

Arleuson, comandante do GPM, falou sobre a complexidade do tema e como é importante levar informações precisas e relevantes à sociedade. O comandante ainda falou sobre penalidades e leis que podem ser enquadradas na omissão de fatos, estímulos ou a não prestação de socorro a indivíduos que necessitem de ajuda.

“É um tema bastante complexo e a segurança busca informar os dados da sociedade para mostrar a crescente para a sociedade hoje em dia são 11 mil pessoas por ano que cometem o ato no Brasil e muitas vezes chegamos a pensar que pode ser muito mais. A Policia Militar e a Segurança Pública está trabalhando para que haja uma diminuição desses dados divulgando não somente a parte do policiamento ostensivo, mas o núcleo da PM que são responsáveis por campanhas educativas. Em relação ao suicídio o artigo 122 do Código Penal  que diz que induzir, instigar e auxiliar o suicídio é crime e tem pena prevista de reclusão de 2 a 6 anos e tem mais questões relacionadas no artigo 135 que é caso de omissão de socorro, se você tiver alguém com problemas psiquiátricos ou com pensamento suicida dentro de casa e não prestar auxílio seja pessoal ou qualquer outro tipo que não seja dado o suporte necessário a ela, você pode ser enquadrado”, explicou.

_Presenças:

Além do prefeito, da secretária de saúde e dos palestrantes também estiveram presentes os seguintes secretários, a primeira – dama Ana Carolina (Assistência Social), Edinete Brito (Administração), Jhonatas (Rep. Cultura), Jasmira Leal (Rep. Educação), Gilberto Lima (Rep. Agricultura), o controlador interno, Erasmo Navez; o vice – prefeito Antônio Tiago e a diretora da UBAS, Kátia Leila; os vereadores, Adonelys Araújo (Presidente da Câmara), Flávio Sousa, Bibia de Benício, Adenilda Bento, Adelino Oliveira e Severo Sousa; a representante do NUCA, Taynara Oliveira; a representante do Conselho Tutelar, Eliezia; o assessor especial, Nena; a diretora da Escola Estadual, Ignez Silva e o médico Dr. Gerônimo, entre outros.

Publicidade

 

_Veja mais fotos:

                        

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS