Connect with us

DESTAQUES

SIMÕES | Paróquia realiza evento em homenagem aos vaqueiros e agricultores; veja fotos

Publicado

em

Resgatar e manter viva a cultura popular e homenagear o vaqueiro e o agricultor, figuras representativas do Nordeste. Esse foi o objetivo de um grande evento promovido neste domingo (3) pela Paróquia de São Simão, na cidade de Simões.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

A programação teve início por volta das 15h, com a acolhida das caravanas no Centro de Treinamento Cristão de Simões (CETRECS), onde foi servido o café da tarde.

Após uma breve homenagem feita pelo repentista Netinho Macedo, os vaqueiros percorreram várias ruas da cidade em cavalgada, acompanhados por diversas pessoas que realizaram o longo trajeto a pé. Outros acompanharam de suas casas a cavalgada.

DSC_0217

No retorno, os vaqueiros foram recepcionados por uma multidão de pessoas, que ocupava os arredores da Igreja Matriz. O padre Miguel Feitosa presidiu a II Missa dos Vaqueiros e Agricultores. A celebração foi acompanhada ao som da sanfona e do zabumba, instrumentos musicais característicos do Nordeste.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2016/04/DSC_0314.jpg

Após a missa, mais homenagens. Um grupos de jovens também prestou homenagens com danças e músicas.  Vários presentes foram sorteados entre os vaqueiros e agricultores. Ao final, foi servido o jantar para toda a população presente.

6bde95e7-852c-4bd3-9ebc-48c1a24eb49d

Ao longo do dia, estima-se que mais de três mil refeições foram servidas. Segundo o padre Miguel, que esteve à frente da organização, toda a alimentação foi ofertada. O café da tarde foi doado e preparado pelas famílias, e o jantar, pelos vaqueiros e agricultores, que doaram, dentre outros alimentos, um boi e oito carneiros. “Temos uma grande equipe envolvida nesse evento, inclusive, evangélicos, que também doaram e participaram. Os comerciantes, as pastorais da nossa Paróquia. Enfim, não vou citar nomes, pois são muitos, mas quero aqui novamente agradecer a cada um que ajudou, que colaborou de forma fundamental para que realizássemos esse grande evento”, pontuou.

DSC_0140

O sacerdote expressou sua alegria com o sucesso do evento. “Nosso objetivo é valorizar a nossa cultura, a nossa gente. O vaqueiro e o agricultor são figuras importantes, que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Simões, desde quando ainda era uma fazenda. Hoje tudo mudou, mas devemos nosso agradecimento e homenagem a eles”, disse.

Em Simões, o evento foi realizado pela primeira vez no ano passado, e em 2016, em sua segunda edição, registro um grande crescimento. Para o padre Miguel, que é filho de agricultor, a iniciativa foi abraçada pela população, tendo em vista o grande número de pessoas participou e que prestigiou o evento. “Foi um sucesso. Tudo o que planejamos foi superado, e para melhor”, disse.

DSC_0107

O aposentado Francisco Alves de Sousa, conhecido por Galego da Feitoria, de 61 anos de idade, participou pelo do evento pelo segundo ano montado em seu animal e vestido com gibão, chapéu e outros acessórios. Em entrevista, ele diss que trabalhou como vaqueiro durante 38 anos. “Criei os dentes correndo atrás de boi. Hoje não corro mais, já estou velho, mas trago a tradição, a paixão no coração”, disse. Ele conta que pegou muitos bois e teve muita sorte. “Aprendi a profissão com João Arlindo Lopes dos Reis”.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2016/04/DSC_0264.jpg

O prefeito municipal Francisco Dogizete Pereira (Doge) participou do evento acompanhado da primeira dama Edilene Lima. O gestor fez elogios. “O padre Miguel e toda equipe envolvida estão de parabéns, não apenas pela realização desse grandioso evento com tamanha organização, mas, também, pela iniciativa de valorizar e homenagear o homem do campo, o agricultor, e manter viva essa cultura entre as novas gerações. Pude observar que muitas crianças estavam montadas com seus pais”, pontuou.

Veja mais fotos:

DSC_0066

DSC_0077

DSC_0086

DSC_0146

DSC_0152

DSC_0159

DSC_0171

DSC_0173

DSC_0213

DSC_0222

DSC_0272

DSC_0348

DSC_0307

DSC_0314DSC_0343

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS