Simulador mostra a estudantes opções de cursos a partir da nota do Enem
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 15/01/15

Simulador mostra a estudantes opções de cursos a partir da nota do Enem

O site Ecaderno lançou nesta semana uma ferramenta que ajuda estudantes a escolher cursos de ensino superior a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O simulador utiliza notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do ano passado para mostrar quais opções de carreira o participante do Enem pode buscar nas instituições públicas.

Segundo os organizadores, o site é apenas uma simulação e pode não ser considerada precisa, uma vez que o cálculo da nota de corte das universidades será divulgado após a abertura das inscrições do Sisu, marcada para o dia 19. “Funciona como uma régua para que o estudante possa pensar nas possibilidades de curso”, diz Ramirez Santos, do Ecaderno.

Santos afirma que o objetivo não é criar ‘falsas esperanças ou desencorajar’ os candidatos ao ensino superior. “A ferramenta serve para ajudar na preparação, mas é imprescindível que o estudante consulte do Sisu e verifique suas oportunidades reais, por a nota de corte pode subir ou descer — ou seja, sempre há uma chance de ele conseguir a vaga que deseja.”

Para consultar o simulador, o participante do Enem deve fazer um cadastro gratuito e, em seguida, informar as notas obtidas nas quatro provas objetivas (linguagens, ciência da natureza, ciências humanas e matemática) e na redação. Além disso, deve escolher se vai concorrer a vagas pelo sistema de cotas ou ampla concorrência. Com a nota média, o site vai mostrar os cursos e as instituições de ensino onde é possível ingressar com a nota obtida no exame. É possível ainda filtrar o resultado por cidade, curso e turno de aulas. Clique aqui para usar o simulador.

Notas de corte
A nota de corte dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições públicas via Sisu é calculada a partir do número de inscritos em cada vaga. Se a procura é maior para o curso de medicina, por exemplo, a nota de corte tende a subir. O mesmo em casos de cursos com baixa procura, que tendem a exigir notas de corte mais baixas.

O site de VEJA fez uma simulação utilizando a nota mínima e a nota média dos estudantes brasileiros do Enem 2014, divulgadas pelo Ministério da Educação na terça-feira. Com pontuação mínima, cerca de 356 pontos, o participante não teria nenhuma opção de curso para concorrer. Com a nota média 566 pontos, por exemplo, aparecem quinze opções de cursos, entre eles pedagogia, letras e ciências biológicas.

Fonte: Veja

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

ESPORTES

Definidos os finalistas do Campeonato de Futebol de Jacobina do Piauí

A rodada do último final de semana definiu os dois times finalistas do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Jacobina do Piauí, edição 2017\2018, competição esportiva promovida pela Prefeitura Municipal,

NOTÍCIA DESTAQUE

Vídeo mostra criança e bebê de colo transitando em pavilhões de penitenciária no Piauí

Sem local adequado para visita infantil, uma criança e um bebê foram flagrados transitando em pavilhões da Penitenciária Mista de Parnaíba, Litoral do Piauí. Um vídeo mostra uma criança e

NOTÍCIA DESTAQUE

Pai encontra mosca dentro de seringa que seria aplicada no filho em hospital do Piauí

Uma mosca foi encontrada dentro de uma seringa que seria utilizada para amenizar as dores do filho de Thanandro Fabrício Costa, gerente de uma loja de fotografias de Teresina. A criança