STJ aprova adicional de 25% para aposentados; INSS vai recorrer
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 24/08/18

STJ aprova adicional de 25% para aposentados; INSS vai recorrer

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 5 votos a 4, que os aposentados do INSS deverão receber um adicional de 25% caso comprovem que precisam de ajuda permanente de terceiros.

O adicional seria incluído em todas as modalidades de aposentadoria do INSS. A assistência é prevista no artigo 45 da Lei 8.213/1991 apenas para as aposentadorias por invalidez e se destina a auxiliar as pessoas que precisam da ajuda permanente de terceiros.

O acréscimo de 25% sobre o valor da aposentadoria deve ser pago ainda que a pessoa receba o limite máximo legal fixado pelo INSS (teto), conforme previsto em lei.

Vulnerabilidade

Durante o julgamento, a ministra Regina Helena Costa destacou que a situação de vulnerabilidade e necessidade de auxílio permanente pode acontecer com qualquer segurado do INSS. “Não podemos deixar essas pessoas sem amparo”, afirmou. A ministra ressaltou ainda que o pagamento do adicional cessará com a morte do aposentado, o que confirma o caráter assistencial do acréscimo.

A decisão da Primeira Seção deve servir de base para outros processos que estão em tramitação na Justiça Federal em todo o país.

Recurso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai recorrer da decisão do STJ. O órgão afirmou que aguarda a publicação da decisão para análise do julgamento e, principalmente, para interposição dos recursos cabíveis.

 

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Agente penitenciário faz BO contra diretor de presídio do Piauí e relata agressão

O agente penitenciário Natanael Rego de Carvalho registrou boletim de ocorrência nessa quinta-feira (19) contra o tenente Jean Carlos Bezerra, diretor da Casa de Custódia de Teresina. Ele denunciou o

NOTÍCIA DESTAQUE

Quadrilha saca dinheiro do seguro-defeso de pescadores do Piauí

Os pescadores do Piauí não receberam , como deveriam, o seguro-defeso, pago durante os meses de dezembro a março, o período da reprodução dos peixes, porque quando foram sacar o

POLÍCIA 0 Comments

Operação prende 15 por assaltos a Servi San, bancos e caixas rápidos; no Piauí

A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta sexta-feira (31) operação “Tríade Paulista” para prender assaltantes de bancos, caixas eletrônicos e envolvidos no assalto a Servi San. O delegado