Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Tabela obsoleta do SUS tem afastado hospitais privados de convênios em Picos

Publicado

em

Sempre houveram grandes filas nos corredores do único hospital público de Picos – Hospital Regional Justino Luz – devido à grande demanda em ter que atender toda a macrorregião, que compreende mais de 60 municípios.

Contudo, com a quebra da parceria entre hospitais privados com o Sistema Único de Saúde, a situação piorou. Essa ruptura aconteceu, segundo o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, por conta da tabela ultrapassada que o SUS mantém.

“A gestão do SUS aqui na cidade de Picos é municipal. É uma gestão plena. Conversamos com o gestor municipal aqui de Picos, representado pelo Dr Júnior Santos, secretário de saúde do município, e ele nos informou que houveram vários hospitais credenciados aqui que se sentiram desmotivados por conta da tabela do SUS. Tem alguns itens nessa tabela que o Ministério da Saúde não atualiza há mais de 16 anos”, declarou ele.

O secretário disse ainda que, mesmo com essa tabela ultrapassada os hospitais públicos continuam funcionando porque há uma contrapartida estadual.

“Porque o hospital público funciona mesmo com a tabela do SUS? Porque recebe recursos do Estado também. A iniciativa privada depende daquele pagamento para funcionários, insumos e ainda ter lucro. E efetivamente com a tabela do SUS essas empresas demonstraram não ter mais interesse. Nós trabalhamos por uma melhoria nessa tabela. É algo defendido nacionalmente, pois vai amenizar a situação da saúde pública. Com esse desfalque das instituições privadas, temos que buscar melhorar cada vez mais o atendimento no público”, disse.

Publicidade

Florentino Neto informou ainda que, para amenizar a situação do Hospital Regional de Picos e sua superlotação, como aconteceu no último domingo, e que para ele foi uma situação atípica, as obras do novo hospital serão retomadas no início de 2020.

“O Governo do Estado tem um projeto grande que é o novo hospital de Picos, que tem capacidade maior que o Justino Luz. Tivemos um problema judicial que parou as obras, mas em fevereiro iremos retomar a obra e entregar ainda no governo de Wellington Dias. Serão dois anos e meio de execução. Queremos entregar o mais rápido possível. É um direito do povo”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS