Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Técnica em enfermagem de 52 anos vai ser a primeira a ser vacinada no Piauí

Publicado

em

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) publicou em suas redes sociais que a vacinação contra a Covid no estado deve começar “imediatamente” assim que as vacinas chegarem, nesta segunda-feira (18), ao estado.

A primeira a pessoa a ser vacinada será uma técnica em enfermagem de 52 anos do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. Segundo o hospital, ela trabalha há 13 anos na unidade de saúde e não tem comorbidades. Veja íntegra da nota do HGV ao fim da reportagem.

Os primeiros a serem vacinados nesta primeira fase serão os grupos prioritários: profissionais de saúde, pessoas idosas em abrigo e pessoas com deficiência que moram em abrigos.

Ele disse que “não era razoável” esperar mais para iniciar a vacinação apenas no dia 20 de janeiro, conforme previsto inicialmente pelo Ministério da Saúde. Nesta segunda (18), após pressão dos governadores, o ministro Eduardo Pazuello também decidiu antecipar o início.

A previsão inicial do governo do estado era de que o voo com as doses chegassem ao Piauí às 11h, mas o voo da Força Aérea Brasileira que fará o transporte terá uma parada em Goiânia (GO) antes, ao que mudou a previsão de chegada para 15h, segundo a Infraero.

Publicidade
Avião da FAB que irá levar as doses da vacina aos estados brasilerios — Foto: Tatiana Santiago/G1

Avião da FAB que irá levar as doses da vacina aos estados brasilerios — Foto: Tatiana Santiago/G1

O primeiro avião decolou da Base Aérea de São Paulo, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 9h52, com destino ao estado de Goiás, e depois ao Piauí.

  • O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas

“Temos vacina! É um momento histórico, piauienses. É só o começo de uma caminhada que vamos vencer juntos, com a ajuda da ciência e de todos aqueles que lutaram contra a pandemia durante quase um ano no Brasil. Assim que chegar ao nosso estado iremos começar imediatamente a vacinação. Uma luta que valeu a pena e vai beneficiar todos os brasileiros!”, publicou ele no Twitter.

Chegada prevista para 15h

A previsão é de que o estado receba 61 mil doses ainda nesta segunda-feira. O G1 apurou que o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB) e o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, estão reunidos nesta manhã para organizar o início da vacinação na capital.

Vacina contra Covid — Foto: Reuters

Vacina contra Covid — Foto: Reuters

Está previsto para as 17h o lançamento do plano de vacinação contra a Covid-19 no estado. O lançamento deve ocorrer no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Estarão presentes o governador Wellington Dias e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque. Haverá coletiva de imprensa.

Vacinação no interior

O governo do estado iniciou no último dia 15 a distribuição de insumos para a vacinação em municípios do interior do estado.

De acordo com o Conselho Estadual de Secretarias de Saúde do Piauí, logo que as vacinas chegaram ao Piauí, elas começarão a ser distribuídas pelas cidades ainda nesta segunda-feira (18). As vacinas serão transportadas em aviões para as seguintes cidades:

Publicidade
  • Bom Jesus
  • São Raimundo Nonato
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Picos
  • Parnaíba

capital e as regionais mais próximas de Teresina deverão receber também nesta segunda-feira (18). Mas o transporte das doses destinadas a cada uma será por via terrestre em caminhões-baú refrigerados. As cidades são:

  • Teresina
  • Valença
  • Campo Maior
  • Piripiri
  • Parnaíba

Por fim, as cidades onde ficam os núcleos receberão nesta terça-feira (19) as vacinas e são:

  • Barras
  • Amarante
  • Paulistana
  • Fronteiras
  • Corrente

Veja íntegra da nota sobre a primeira pessoa a ser vacinada no Piauí:

A técnica em enfermagem, Rosalina Costa Brandão, 52 anos, será a primeira profissional de saúde a receber a vacina no Piauí. Ela trabalha há 13 anos no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e está há 10 meses na linha de frente, quando o hospital recebeu os primeiros pacientes com a Covid-19. Rosalina Brandão nunca teve a Covid-19 e não possui comorbidades.

A abertura oficial da Campanha será feita pelo governador Wellington Dias, o prefeito de Teresina, dr Pessoa Leal; o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque; o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, nesta segunda-feira (18), às 17 horas, no auditório do HGV.

O diretor-geral, Osvaldo Mendes, disse está satisfeito pelo HGV ter sido escolhido para abrir oficialmente a Campanha de Vacinação no Piauí e os profissionais do hospital serem os primeiros a receberem as primeira doses da vacina.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS