Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Tensão política causa cancelamento de festa na Universidade Federal do Piauí

Publicado

em

Uma festa planejada para acontecer nesta quinta-feira (11) na Universidade Federal do Piauí foi cancelada devido à tensão política que vive o campus Petrônio Portella, em Teresina. A organização do evento preferiu não realizar a atividade em espaço aberto por temer pela segurança do público. O receio surgiu após diversos relatos de ameaças e assédios que universitários têm sofrido por conta de suas posições políticas nas últimas semanas.

A apresentação do cantor Tio estava programada para o encerramento do Seminário de Saúde Mental e Diversidade, que aconteceu em um dos auditórios do campus Petrônio Portella. O receio por parte da organização cresceu por ser um tema ligado à comunidade LGBTI que frequenta a universidade.

De acordo com o estudante universitário Jefferson Duarte, um dos organizadores do evento, o cancelamento da apresentação musical aconteceu após a organização tomar conhecimento de casos de assédio que ocorreram no campus durante a semana.

“Foram acontecendo esses casos de abuso, de assédio também, dessa onda de fascismo que está acontecendo na cidade. A gente resolveu cancelar por que seria uma irresponsabilidade da nossa parte fazer uma atividade em um espaço aberto, onde qualquer pessoa poderia chegar e fazer o que bem quisesse, mesmo com a segurança presente”, disse o universitário.

“É muito pesado pra gente cancelar o show, mas é melhor manter a segurança de todo mundo dentro da universidade”, disse Jefferson Duarte.

Segundo Jefferson, um seminário que iria ser realizado pelos acadêmicos do curso de História, marcado para antes das eleições, também foi cancelado antes mesmo da divulgação. “Esse clima vai continuar prejudicando os próximos eventos da universidade, é notório”, disse.

Publicidade

UFPI se manifesta sobre tensão política

Ainda nesta quinta-feira (11), a direção do Centro de Ciências Agrárias (CCA) acionou a Polícia Federal para investigar uma pichação de cunho homofóbico e de ameaça feita em um banheiro do centro. Segundo a assessoria de comunicação, a instituição acionou a PF para evitar que outros casos aconteçam, além de tentar encontrar o responsável pela pichação.

PF foi acionada após denúncia de homofobia dentro de banheiro da Ufpi  — Foto: Reprodução

PF foi acionada após denúncia de homofobia dentro de banheiro da Ufpi — Foto: Reprodução

A reitoria da Universidade Federal do Piauí divulgou nesta quinta-feira (11) uma nota ao público em que se afirma como instituição democrática e considerou inaceitáveis toda forma de violência, confronto ou intimidação.

Leia abaixo a íntegra da nota da Universidade Federal do Piauí

A Universidade Federal do Piauí, cônscia do momento político-eleitoral no país, em especial no período que antecede o segundo turno das eleições presidenciais, vem a público reafirmar-se como instituição democrática, com pluralidade de ideias e opiniões. Nos seus 47 anos de instalação, a UFPI tem construído um ambiente acadêmico que propicia o debate livre, com respeito ao contraditório e fiel aos princípios constitucionais, garantidores dos direitos fundamentais.

A Universidade é o locus primordial do exercício da liberdade, da manifestação do pensamento, da expressão científica, cultural e politíca. Sem qualquer forma de censura.

Publicidade

É natural e necessário que ocorram nos espaços acadêmicos manifestações pacíficas e organizadas de posições político-ideológicas, de todos os matizes, devendo sempre, pautarem-se no debate respeitoso, na tolerância e na convivência harmônica. Esta IES considera, portanto, inaceitável, toda e qualquer forma de violência, agressão, depredação, confronto ou intimidação.

Considerando esse espírito democrático, a UFPI conclama à comunidade acadêmica para que não seja reproduzido o clima de animosidade, de exacerbação e de tumulto que, lamentavelmente, tem-se visto em alguns espaços.

Que esta instituição se mantenha como campo de reflexão, argumentação, de crítica e proposição. Em nome e defesa da democracia.

Teresina (PI), 11 de outubro de 2018.

A Reitoria

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS