Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Trabalhadores rurais sofrem com as queimadas na região de Picos

Publicado

em

Em Picos os focos de incêndio aumentaram bastante nos últimos meses, e o homem do campo vem sofrendo com as queimadas. A preocupação existe porque neste período há baixa umidade relativa do ar, o que pode levar a incêndios acidentais.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Picos, Ricardo Raimundo Araújo, é preciso ficar atento com as queimadas e tomar alguns cuidados para que os criadores não percam seus animais e não causem danos ao meio ambiente.

“Infelizmente existem algumas pessoas que fazem pequenas queimais e aí não tem cuidado, não tira a licença ambiental, não procura orientação de como está fazendo esse trabalho, pessoas também as vezes jogam tocos de cigarros nas beiras das entradas e vem a provocar essas queimadas. A gente pede à população que se esclareça da necessidade de estarem evitando ao máximo o fogo para evitar os prejuízos, tanto para os proprietários que perdem nessas ações, como também danos ao meio ambiente. Muitos animais chegam a morrer queimados nessas queimadas”, relatou.

Ricardo alerta que as pessoas que forem pegas colocando fogo em locais de mata secas serão penalizados. “ Eu não acho justo você está lá com sua propriedade para alimentar seus animais e de repente o fogo destrói e um prejuízo enorme, é um crime enorme contra o meio ambiente”, disse.

Segundo Ricardo, o sindicato é procurado quase que diariamente por criadores que tem suas propriedades com focos de incêndio. “Hoje mesmo tivemos um criador que estava lamentando porque teve sua propriedade lá com forragem para os seus rebanhos e capim acrópole e infelizmente uma pessoa fez uma caia para fazer carvão lá na comunidade e foi tirar o carvão e chegou lá tinha incendiado, então as lamentações quanto a esse tipo de coisa é quase que diário”, pontuou.

Publicidade

 

Fonte: Grande Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS