Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

UBS Canto da Várzea é a primeira obra inaugurada na comemoração dos 130 anos de Picos

Publicado

em

Em alusão ao 130º aniversário de Picos, iniciou, na manhã desta quarta-feira (02), as comemorações festivas da cidade com a entrega de diversas obras pela Prefeitura Municipal, característica esta pertencente ao prefeito Padre Walmir, que sempre utilizou-se das datas especiais para beneficiar ainda mais a população picoense, segundo ele mesmo declara.

Na manhã desta quarta (02), às 10h00, aconteceu a solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde do bairro Canto da Várzea, que contemplará a referida comunidade, juntamente com a população do Emaús, onde está localizada, e ao povoado Aroeiras do Matadouro.

A UBS começou a ser construída antes do governo do atual prefeito e, ao adentrar no Palácio Coelho Rodrigues, Padre Walmir solicitou uma nova licitação para retomada da obra que se encontrava parada. O local deveria ter sido entregue nas festividades de São João, mas por conta da pandemia teve que ser detida por um breve período.

A UBS Canto da Várzea faz parte de um total de quase 50 obras que foram entregues durante a gestão de Padre Walmir somente na área da saúde, estando entre as 29 unidades básicas que passaram por construções, ampliações e reformas. Apenas nela foram investidos R$ 663.000,00 (seiscentos e sessenta e três mil reais), segundo informou Bruno Alves, secretário administrativo financeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Picos.

Além do prefeito Padre Walmir e da secretária de Saúde, Claudineya Barbosa, estiveram presentes o prefeito eleito para o quadriênio 2021-2024, Gil Paraibano; os vereadores Dedé Monteiro, Creuza Nunes e Gilson Nunes, este último tendo sido eleito para seu primeiro mandato que se inicia próximo ano; o procurador geral, Maycon Luz; todos os secretários da Prefeitura Municipal de Picos e servidores da saúde, e outros convidados.

A UBS Emaús conta com uma estrutura que contempla sala de vacinação; consultórios médico, de enfermagem, odontológicos e do Nasf; sala de nebulização, de expurgo, de esterilização; copa; sala de reuniões; banheiros e almoxarifado.

Publicidade

Padre Walmir se diz realizado com a entrega da obra e de outras que inaugurará até o final de seu mandato como prefeito de Picos.

“Fico feliz porque esta obra foi uma das que, quando assumi em 2015, ela estava parada, pois a empresa havia desistido. Então tivemos que fazer uma nova licitação e recorrer para a questão do recurso. E a minha felicidade maior é estar no último ano de gestão e entregar obras com tamanha importância a menos de um mês de sair da prefeitura. Não somente obras em saúde, mas nas áreas de cultura, lazer e esportes. O sentimento é de gratidão e dever cumprido”, declarou.

A secretária de Saúde de Picos, Claudineya Barbosa, destacou a valorização dada à população com a inauguração da obra e destacou a eficiência da equipe de saúde que atuará no local.

“É com imenso prazer e gratidão que a gente faz essa inauguração hoje na Unidade Canto da Várzea, a qual foi nomeada de Waldson Antônio Neiva de Moura. Essa unidade atenderá cerca de cinco mil pessoas, as quais são dos bairros Emaús, Canto da Várzea e Aroeiras do Matadouro. A gente fica gratos, satisfeitos, pois a população se sente valorizada, respeitada. Sem contar que temos uma equipe pronta para atender a todas as demandas”, disse.

O prefeito eleito no último dia 15 de novembro, Gil Paraibano, parabenizou a atual gestão pela obra em seu discurso e incentivou aos profissionais que trabalhem com humanidade, a fim de que os problemas da área sejam dissipados rapidamente.

Publicidade

“Saúde e educação devem ser prioridades em qualquer governo. Então quero lhe parabenizar, Padre, por estar entregando esta grande obra que vai servir muito ao povo de Picos na área da saúde. Os profissionais que vão trabalhar aqui devem estar atentos a tratarem os pacientes com muito carinho, muito cuidado com a saúde de cada um para as mazelas da saúde sejam tratadas o mais rápido possível”, falou.

A moradora do bairro e usuária da UBS, a professora Dark Cadoso, destacou em sua fala a estrutura que agora a população terá em suas consultas médicas.

“Estávamos sendo atendidos em um prédio alugado há muito tempo e que não tem 1/3 da estrutura que esse prédio tem. Para a comunidade isso é algo maravilhoso. Já tínhamos atendimento de excelência, pois todas as equipes da UBS prestam serviço com muita presteza, desde o vigia aos médicos. Agora estamos com um prédio próprio e com uma estrutura singular”, celebrou.

Outras 8 obras devem ser entregues até o dia 18 de dezembro, quando se encerram as comemorações aos 130 anos de Picos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS