Um mês depois da visita de Dilma, canteiro da Transnordestina é abandonado
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 05/11/15

Um mês depois da visita de Dilma, canteiro da Transnordestina é abandonado

Pouco mais de um mês da visita da presidente Dilma Rousseff, a obra da Transnordestina parou de vez no Piauí e, alegando que não vinha recebendo os repasses do Governo Federal, a Civilport Construtora demitiu 1,2 mil trabalhadores abandonando de vez  o local, deixando para trás um grande lastro de dívidas.

Desde o começo deste ano , a Civilport vinha demitindo aos poucos os trabalhadores que executavam a obra no Piauí. Ao todo (até o fechamento do canteiro) foram demitidos 2 mil e 800 operários.

Os primeiros dispensados receberam todos os direitos trabalhistas. Os últimos 1,2 mil que foram dispensados no fechamento do canteiro estão prejudicados. Receberam parte dos direitos e a empresa alega não ter recursos para quitar a dívida.

Os demitidos no fechamento do canteiro são trabalhadores do Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, como informa Romeu Gomes, assessor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil Pesada.

Menos de um mês após a visita de Dilma, as obras da Transnordestina foram totalmente paralisadas. Há 15 dias a construtora chamou os trabalhadores e os dispensou.

A Civilport é uma construtora do Rio de Janeiro que venceu a licitação. Alega que não recebeu os devidos repasses que o governo deveria repassar, por isso abandonou a obra e não tem como pagar os direitos integrais dos operários.

Quando esteve visitando as obras (dia 11/09/2015), no Piauí, a presidente Dilma Rousseff disse que “a previsão do governo é de que depois de pronta a Transnordestina transporte até 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para minério de ferro e soja”.

A obra começou a ser construída em junho de 2006, ainda no governo Lula. Deveria ficar pronta em 4 anos. O projeto prevê 1.753 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios, sendo 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco.iência o que só vai acontecer agora”, pontuou o promotor.

Fonte: portalaz

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Massapê do Piauí

Em Massapê, Saúde entrega materiais para agentes comunitários e anuncia novos investimentos

A secretária de Saúde de Massapê do Piauí, Maria Lúcia de Carvalho, realizou nesta quarta-feira, 27, a entrega de novos materiais para os Agentes Comunitários de Saúde e anunciou que

NOTÍCIA DESTAQUE

Polícia da França ministrará cursos para policiais do Piauí

Instrutores da Polícia da França devem vir ao Piauí para ministrar dois cursos aos policiais piauienses no mês de novembro. A informação é do delegado Geral de Polícia Civil, Riedel

NOTÍCIA DESTAQUE

Forte temporal traz alegria e gera transtornos em Massapê do Piauí; veja imagens

Mais uma chuva forte foi registrada no município de Massapê do Piauí. O temporal teve início por volta das 4h da madrugada e se manteve intenso por mais de 1