Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

União reconhece emergência em mais 25 cidades do Piauí

Publicado

em

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração, reconheceu a situação de emergência em mais 25 municípios do Piauí. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União da terça-feira, 25 de julho. Com a decisão, os entes do Estado poderão receber recursos extras do Governo Federal para tomar medidas de convivência com a seca, minimizando a grave situação enfrentada por milhares de piauienses.

Os municípios abarcadas pela medida, são: Anísio de Abreu, Aroeiras do Itaim, Assunção do Piauí, Avelino Lopes, Brejo do Piauí, Campinas do Piauí, Caracol, Conceição do Canindé, Curimatá, Dom Expedito Lopes, Floresta do Piauí, Itainopólis, João Costa, Júlio Borges, Monsenhor Hipólito, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Pimenteiras, Santana do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Simplício Mendes e Vera Mendes. Ao todo, já são 68 decretos de emergência realizados pela União ao longo de 2017 no Piauí.

O reconhecimento vem sendo orquestrado pelo fato de que as chuvas ocorridas nos últimos meses não foram suficientes para abastecer os principais reservatórios, sendo que alguns operam com menos de 25% da capacidade; além do que foi levado em conta também os prejuízos da agricultura com a escassez de água, resultando em perdas superiores a 50% da produção. No Piauí, muitos prefeitos e autoridades municipais tem pedido ajuda para o atendimento com água potável para consumo humano e animal, cestas básicas e forragem. Com a publicação oficial, o decreto passa a ter validade pelo prazo de 180 dias.

Os municípios abarcados ganham o direito de integrarem ações especiais do Governo Federal, com a liberação de créditos suplementares para minimizar os problemas ocasionados pelo período. O alto índice de cidades atingidas pela seca no Piauí é histórico, na linha traçada através dos decretos de emergência emitidos, em 2015 foram 211 municípios atingidos, em 2014 o número chegou a 204. A série de dificuldades continua sendo registrada nos períodos anteriores, no ano de 2013 a estiagem afetou 212 municípios, índice similar ao alcançado em 2012 quando foram 194. Para minimizar a situação constatada na região, principalmente no semiárido, o Governo aposta em ações especiais, como a construção de adutoras e barragens, além da Operação Carro-Pipa, que nutre um caráter excepcional no abastecimento imediato das comunidades.

Fonte: Jornal Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS