Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

União tem belas cachoeiras e a maior produção de cana de açúcar do Piauí

Publicado

em

É em União, município a 56 km de Teresina, onde se encontra a maior usina de cana de açúcar do Piauí. A cidade também tem a maior produção da planta no estado, o que contribui para fabricação de energia, açúcar e álcool. Além disso, União se destaca pelas belas cachoeiras.

O clima tropical e favorável para agricultura, tornam as terras do município férteis para a agricultura. Isso fez com que muitas pessoas de outros estados enxergarem o potencial econômico da cidade.
União tem a maior produção de cana de açúcar do Piauí

“União tem o que a cana que plantamos precisa. Ela requer muito de sol para crescer e aqui tem, o solo também é bom. Essas potencialidades fizeram com que a gente se instalasse aqui”, explicou o gerente agrícola Eduardo Meneses.

Como a maior produtora de cana de açúcar do Piauí, que é uma empresa pernambucana. Com a produção de energia, álcool e açúcar a empresa chega a faturar cerca de 23 milhões de reais.

“Planto a cana, adubo, capino, faço o que for necessário, com gosto. É daqui que tiro calçado, estudo e alimentação para mim e minha família”, contou Antônio Alves, que trabalha na usina há 21 anos.

Município de União abriga a maior usina de cana de açúcar do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Município de União abriga a maior usina de cana de açúcar do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Atualmente, a empresa mói cerca de 1 milhão e 300 toneladas de cana, que é fornecida por produtores da região. O cenário proporcionou o crescimento dos fornecedores da região, que já forneceram para a usina cerca de 235 mil toneladas somente na última safra.

“Comecei devagarzinho, com um pedacinho de terra. Tive apoio da indústria e hoje emprego cerca de 30 pessoas. Estou muito bem”, disse o produtor rural Aldo Batista.

Publicidade

Um dos principais fatores que contribui para o desenvolvimento é água. Além da chuva, estar na região Entre Rios permite que a água do Rio Parnaíba seja usada para irrigação em períodos de escassez.

“Esse solzão quente, quando a gente planta, que chove, a planta vem rápido demais. A gente só tem a lucrar no solo do Piauí, estou satisfeito”, declarou Aldo Batista.

As belas Cachoeiras de União

Cachoeira da Formosa, em União, no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Cachoeira da Formosa, em União, no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

A cidade tem pelo menos 9 cachoeiras que são muito conhecidas. As quedas de água atraem não só os habitantes da cidade, como também turistas de municípios vizinhos e até de fora do estado.

Uma das mais famosas, a Cachoeira da Formosa, fica a cerca de 22 km do Centro da cidade. O local fica em propriedade privada e é necessário o pagamento de taxa para ter acesso.

Conheça as belezas naturais e se encante com a região de União

Não é permitida a entrada com bebidas alcoólicas, comidas e recipientes de vidro. A visitação está disponível apenas entre 8h e 13h.

O melhor período para visitação é nos meses de fevereiro e maio, quando o volume das águas aumenta devido às chuvas.

Publicidade
Cachoeira da Formosa, em União, no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Cachoeira da Formosa, em União, no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS