Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Universidade cancela pesquisa após críticas ao uso de cães para teste de medicamento

Publicado

em

A universidade Uninovafapi, de Teresina, cancelou um projeto de pesquisa que usaria cachorros como cobaias para testar uma medicação no tratamento da leishmaniose visceral. A instituição recebeu dezenas de críticas nas redes sociais por conta do projeto, e com a repercussão negativa decidiu cancelar a pequisa. O cancelamento foi anunciado por meio de uma nota divulgada nesta sexta-feira (24).

De acordo com uma nota divulgada pela instituição, o projeto de pesquisa não chegou a ser iniciado e os cães não chegaram a ser submetidos a qualquer procedimento. A universidade informa no texto que tem seis cachorros oriundos do Centro de Zoonozes de Teresina, todos diagnosticados com leishmaniose visceral, doença conhecida como calazar.

Ainda segundo a instituição, os cães eram mantidos em um ambiente adequado. O projeto de pesquisa foi intitulado “Avaliação Clínica, Toxicológica e Patológica de Cães com Leishmaniose Visceral Tratada com Telurana RF09”, e iria fazer testes da medicação no combate à doença.

O projeto sofreu dezenas de críticas nas redes sociais feitas por internautas e alunos. Presidente da ONG Vida de Guerreiro, João Pedro Craveiro comentou que acredita ser desnecessário o uso de cobaias. “Existem muitos métodos alternativos que evitam essa prática cruel”, disse.

“Não somos simplesmente contra o teste de novas drogas. Fazem testes também com humanos, mas só quando o medicamento vai trazer benefícios. No caso desses cães, essa droga vai ser a morte deles, por mais que ela venha a salvar outros cachorros no futuro. Não é por que são cachorros de rua que merecem passar por isso”, explicou João Pedro.

Publicidade

Após a repercussão do caso nas redes sociais, a universidade decidiu voltar atrás e cancelar o projeto de pesquisa, e informou que irá tomar providências legais visando o bem-estar dos cães.

Leia abaixo a íntegra da nota da universidade:

Por meio desta publicação, buscamos esclarecer a situação sobre o projeto intitulado “Avaliação Clínica, Toxicológica e Patológica de Cães com Leishmaniose Visceral Tratada com Telurana RF09”. O mesmo ainda não havia sido iniciado e, por conseguinte, os animais ainda não haviam sido submetidos a nenhum tipo de procedimento.

Temos 06 cães, provindos do Centro de Zoonozes de Teresina, diagnosticados com calazar e que estavam sendo mantidos em um ambiente adequado para sua proteção. Tendo em vista a manifestação por meio das redes sociais, após deliberação, a direção do Uninovafapi decidiu cancelar o projeto. Não serão realizados procedimentos de nenhuma natureza com os animais na Instituição.

A partir deste momento, as providências legais serão tomadas visando o bem-estar dos cães. Agradecemos a todos que interagiram, e garantimos que permaneceremos atentos ao nosso papel social e ambiental.

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS