Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Universidade Federal do Piauí repudia violência e atos de censura

Publicado

em

Após uma reunião com estudantes nesta quarta-feira (31), a vice-reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) , Nadir Nogueira, enviou nota ao público tratando sobre a violência no campus. No último dia 10 de outubro alunos do Centro de Ciências Agrárias – CCA encontraram no banheiro uma ameaça que dizia “Vamos matar viado”. Na ocasião, alunos ficaram assustados e com medo de sofrerem perseguição na instituição.

Em nota, a universidade informou que a instituição é democrática, com pluralidade de ideias e opiniões; defende um ambiente acadêmico que propicia o debate livre e o respeito ao contraditório, fiel aos princípios constitucionais, garantidores dos direitos fundamentais, Independente de etnia, orientação sexual, religiosa e política; e apoia o pleno exercício da liberdade, da manifestação do pensamento, da expressão científica, cultural e política, sem qualquer forma de censura.

A nota afirma ainda que a UFPI, repudia qualquer forma de violência. “Repudiamos toda e qualquer forma de violência, autoritarismo, agressão, depredação, confronto ou intimidação a estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados. Não compactuamos com a cultura do ódio e de qualquer forma de violência, seja por constrangimentos, ameaças e agressões motivadas pelo racismo, homofobia, credo e demais ações que atinjam direitos e liberdades individuais”, diz trecho da nota.

Confirma a nota na íntegra:

NOTA AO PÚBLICO

Publicidade

Na tarde de terça-feira, 30 de outubro, a vice-reitora da Universidade Federal do Piauí, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, recebeu estudantes de vários cursos da UFPI. Foram tradadas pautas sobre violência no campus, processo de apuração e demais encaminhamentos.

Em atendimento ao pleito, a Universidade Federal do Piauí reitera nota publicada na página da UFPI, redes sociais e imprensa, em 11 de outubro, e reafirma-se como: Instituição democrática, com pluralidade de ideias e opiniões. Instituição defensora de um ambiente acadêmico que propicia o debate livre e o respeito ao contraditório. Fiel aos princípios constitucionais, garantidores dos direitos fundamentais. Independente de etnia, orientação sexual, religiosa e política. Instituição do pleno exercício da liberdade, da manifestação do pensamento, da expressão científica, cultural e política. Sem qualquer forma de censura.

Assim, nos posicionamos contrários a qualquer tipo de ação que venha comprometer ou violar estes princípios. Repudiamos toda e qualquer forma de violência, autoritarismo, agressão, depredação, confronto ou intimidação a estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados.

Não compactuamos com a cultura do ódio e de qualquer forma de violência, seja por constrangimentos, ameaças e agressões motivadas pelo racismo, homofobia, credo e demais ações que atinjam direitos e liberdades individuais.

Defendemos a universidade como local de participação, campo de reflexão, argumentação, de crítica, proposição e lugar de produção de conhecimento em nome da ciência, educação e defesa da democracia.

Publicidade

Teresina (PI), 31 de outubro de 2018.

Vice-Reitora

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS