Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

“Vamos ter uma curva da evolução”, diz Wellington Dias sobre amostragem da Covid-19

Publicado

em

Uma pesquisa domiciliar iniciada nesse sábado (25) está fazendo um levantamento da contaminação de Covid-19 no Piauí. Testes rápidos serão realizados em 15 municípios até o dia 29 de abril e irão gerar um índice de contaminação da doença no estado.

“Vamos ter uma curva da evolução, vamos fazer essa pesquisa a cada semana, a cada 15 dias, estamos vendo o que é possível”, afirmou o governador Wellington Dias em vídeo publicado neste domingo (26).

O teste é feito por meio da coleta de sangue, através de uma pequena perfuração na ponta do dedo.

“Para que a gente possa a partir da estatística, a partir dessa amostragem ,serão 4.800 pessoas em todo o Piauí, em 15 regiões do estado, para que possamos ter uma noção como está a contaminação do corona no estado do Piauí. Quantas pessoas estão com a doença”, disse Dias.

Dentre os municípios pesquisados Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Piripiri, Picos, Floriano, Oeiras, Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença. Os testes ficam prontos em 15 minutos.

Publicidade

No vídeo, o governador agradeceu a população que está colaborando com a amostragem. “É importante essa sua colaboração para que a gente possa com isso trabalhar cientificamente e vencer o coronavírus”, disse.

A Secretaria Estadual de Saúde garante que a equipe foi devidamente treinada para a execução de testes e realização da pesquisa sem que a população seja exposta a algum risco.  Os pesquisadores estarão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do instituto Amostragem, além de seguir cuidados como o uso de luvas, máscaras e álcool em gel.

Do sábado (18) para ontem (25), o número de casos confirmados mais que dobrou no Piauí e o número de óbitos cresceu 70%, com uma média de uma morte por dia durante a semana.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS