Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Veículos só poderão transportar alunos em Picos após regularização frente à cooperativa

Publicado

em

Veículos responsáveis pelo transporte de alunos em Picos deverão estar regularizados para poder prestar esse serviço no município. A Cooperativa de Condutores Autônomos de Veículos de Passageiros da Macrorregião de Picos (Coocavepi) e a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos darão início a um processo de fiscalização.

Segundo o presidente da cooperativa, Edimar Vieira, há veículos que não têm a segurança adequada para transportar alunos. Ele fala que as inspeções serão feitas pelos agentes da STTRAM e que o veículo poderá ser retido, caso não esteja de acordo com as normas de segurança estabelecidas.

Presidente da COOCAVEPI de Picos, Edimar Vieira Lima (Foto: Andressa Cristina)

“Desde o ano passado a gente vem trabalhando junto a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos a regularização do transporte escolar de alunos que vem das 43 cidades da macrorregião de Picos. Então, esse ano será mais intensificada a fiscalização, porque tem vários veículos que não têm a segurança adequada para transportar alunos”, explicou.

Edimar Vieira falou ainda que outra medida que será observada é o transporte de passageiros junto com alunos, segundo ele, essa conduta não é permitida.

O presidente da cooperativa faz um alerta aos motoristas.  “Convocamos os proprietários de vans escolares que se regularizem, porque vai chegar o momento que eles não vão ter condições de deixar o aluno na porta da escola se não tiver regularizado”, orientou.

A reordenação desse tipo de transporte deve ser feita na Coocavepi, onde o motorista deve fazer seu cadastro. É preciso ainda estar com a documentação do veículo regularizada, possuir carteira de habilitação Categoria D. É necessário também que o condutor tenha o curso de passageiro para transporte de aluno, ofertado pelo Sest Sentat.

Publicidade

Outras exigências são acerca do tacógrafo – dispositivo empregado em veículos para monitorar o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade que desenvolveu – que deve estar aferido. Será exigido também o laudo de vistoria do automóvel e verificada suas condições de trafegabilidade.

 

 

 

Fonte: Grande Picos

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS