Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Venda da Eletrobras: Cepisa pode receber propostas de privatização, hoje

Publicado

em

Seguindo o cronograma do leilão da Eletrobras, nesta segunda-feira (23/07), a distribuidora energética no Piauí recebe as propostas dos investidores interessados em abater a estatal. A Cepisa, como é conhecida em nível local, é a única dentro do prazo de venda, o que dá até mais otimismo ao Governo Federal, já que a Justiça suspendeu a privatização por falta do aval do Congresso Nacional. As demais empresas tiveram o adiamento previsto para 30 de agosto.

Segundo o edital do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES), lançado no dia 15 de junho, e com considerações do Ministério de Minas e Energia (MME), declaradas na última quinta-feira (19/07), reportadas pelo site Agência Brasil, o esforço do governo Temer é para assegurar, “dentro do que for possível”, o leilão da Cepisa. Com isso, as propostas serão recebidas entre às 9h e 12h de hoje.

O governo resolveu adiar para o dia 30 de agosto o leilão de quatro distribuidoras: Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Boa Vista Energia, distribuidora de energia em Roraima e Amazonas Distribuidora de Energia (Amazonas Energia). A medida foi tomada em razão do calendário do Senado. Aprovada na Câmara no início de julho, a medida provisória que autoriza a privatização das distribuidoras ainda aguarda a apreciação dos senadores.

Leia também: BNDES suspende a privatização da Eletrobras-PI após decisão da Justiça

LIQUIDAÇÃO

Publicidade

O governo alerta para o risco de liquidação das distribuidoras, ou seja, é um cenário “desesperador” para os estados onde a estatal atua. Neste caso, demissões em massa, sucateamento dos serviços e quedas constantes de energia são previstos.

“A gente trabalha com alguns cenários assim, desesperadores, é claro que a gente tem que pensar, considerar, mas a gente está trabalhando com um cenário de pacificação, de resolver da melhor forma possível”, disse Márcio Félix, secretário do MME.

QUEM VENCE?

A venda será concedida àquele que pagar os referidos valores ao Governo Federal e garantir a menor tarifa para o consumidor. Após a disputa, empresa vencedora terá que fazer um aporte de R$ 740 milhões para que a Cepisa tenha o pleno funcionamento. As dívidas das distribuidoras não serão assumidas pela vencedora, mas sim pela Eletrobras nacional.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS