Vereadores aprovam lei e discursam durante sessão online na Câmara de Vila Nova do Piauí
Publicado por: Willians Sousa | Data: 22/05/20

Vereadores aprovam lei e discursam durante sessão online na Câmara de Vila Nova do Piauí

Na manhã desta sexta-feira (22), foi realizada a quarta sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí. Essa é a 2ª sessão virtual da Casa Legislativa por meio do Sistema de Deliberação Remota, através do aplicativo TeamLink, em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Na reunião online presidida pelo vereador e presidente, Flávio Adão de Sousa, foram apreciados e votados, a ata da sessão anterior e o Projeto de Lei n° 03/2020 que dispõe sobre a redefinição do cargo de assistente social.

O PL apresentado teve como finalidade a alteração de descrição das atribuições do cargo de assistente social estabelecido pela Lei Municipal nº 283/2018. A alteração foi solicitada pelo Conselho Regional de Serviço Social do Piauí da 22ª Região.

O Conselho Regional de Serviço Social da 22ª Região que é responsável pela orientação e fiscalização do exercício profissional de assistentes sociais do Piauí em conjunto com o Conselho Federal de Serviço Social, solicita a retificação no edital nº 001/2020 que trata sobre abertura de inscrições e estabelece normas para realização de concurso público para provimento de vagas no quadro permanente do município de Vila Nova do Piauí.

A solicitação tem como base os artigos 4º e 5º da Lei Federal nº 8.662/93 que dispõe sobre a profissão de assistente social em todo território nacional. O edital em questão apresenta atribuições e competências que não condizem com o processo de trabalho do assistente social de acordo com a legislação em tese.

Atribuições do Assistente Social

Após imediata correção, estão atribuídas as seguintes competências ao assistente social: Prestar serviços sociais de natureza técnica no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social orientando indivíduos, famílias e comunidade sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação); executar serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social; orientar e monitorar ações em desenvolvimento humano no âmbito do município; participar de capacitações e treinamentos; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade do cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.

O assessor jurídico, advogado Felipe Navez, explicou que as alterações são apenas para atribuições do cargo de assistente social e não compete à remuneração e número de vagas do concurso.

Presidente da Câmara Municipal Flavio Sousa e assessor jurídico Felipe Navez

“Não muda remuneração e nem a quantidade de vagas. Muda somente as atribuições para o cargo de assistente social do município na lei do concurso público que está em tramitação e a prova está prevista para outubro”, esclareceu Felipe.

O Projeto de Lei foi aprovado pelo vereadores: Adonelys Araújo, Deijano Lima, Francisco Dantas (Nena), Luiz Acelino, Maria das Dores (Bibia de Benício) e Severo Sousa, ambos do PSD.

Durante a reunião virtual foi informado para ciência dos membros do Poder Legislativo sobre o envio feito pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) da recomendação para que seja estabelecida a modalidade de Deliberação Remota, nas discussões e votações das matérias legislativas, sujeitas a apreciação do Plenário e das Comissões no Âmbito da Câmara Municipal, durante a vigência da pandemia.

Determinações do MPPI

As determinações do Ministério Público do Estado do Piauí que suspende todas as atividades presenciais legislativas até o dia 21 de maio, obedecendo ao disposto no Decreto Estadual nº 18.966, de 30 de abril de 2020 recomenda: que seja elaborado um projeto de resolução estabelecendo a modalidade de deliberação remota nas discussões e votações das matérias legislativas sujeitas à apreciação do plenário e das comissões no âmbito da câmara municipal, durante a vigência da pandemia; sejam expedidos aos vereadores, por meio de edital de convocação, convites para participarem das reuniões on-line simultâneas por meio de uma plataforma em que cada um possa exercer seu papel com segurança; deverá ser disponibilizada e dada ampla publicidade do link, dia e hora estabelecidos, a fim de que os moradores possam acompanhar a reunião; além da realização de sessões plenárias remota, que o atendimento ocorra, preferencialmente, pelos canais digitais, devendo a casa legislativa disponibilizar à população telefones disponíveis, sítios eletrônicos ou outros meios, contendo ainda informações diversas sobre a doença e os cuidados básicos para reduzir o risco de infecção.

O assessor jurídico do município, Felipe Navez, reforçou que o ofício encaminhado já está sendo seguido pela casa antes mesmo da determinação. “Isso mostrou que a Câmara de Vereadores está trabalhando de forma correta antes mesmo de receber determinação do MPPI, frisou.

Os parlamentares Roberto Moura (PSD) e Adenilda Bento (PSD) justificaram ausência devido a problemas na conexão com a internet.

Na segunda sessão remota da Câmara de Vila Nova do Piauí no decorrente ano de 2020, foram apresentados requerimentos, apreciados e votados.

A 4ª sessão ordinária foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais Youtube e Fanpage Oficial da Casa Legislativa pelo Facebook.

Participaram da sessão online, 07 dos 09 vereadores, sendo eles: o presidente da Câmara, Flávio Sousa (PSD), Deijano Lima (PSD), Francisco Dantas – o Nena (PSD), Severo Sousa (PSD), Maria das Dores – Bibia de Benício (PSD), Luiz Acelino (PSD), Adonelys Araújo (PSD), o assessor jurídico do município, advogado Felipe Navez, o assessor técnico de informatização, Robert Kleber, o técnico de comunicação Iago Sousa, e a técnica de mídias sociais, Thalyta Oliveira.

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Sem análise da água, Vigilância Sanitária não recomenda uso da Lagoa Azul no PI

A água da Lagoa Azul de Barras não passou por análise laboratorial desde a sua descoberta, há poucos meses, e a orientação da Vigilância Sanitária do município é que as

Jaicós 0 Comments

Secretaria de Assistência Social de Jaicós promove curso profissionalizante de cabeleireiro

A Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o SENAI, está promovendo o curso profissionalizante de cabeleireiro.   O curso está sendo ministrado na sede

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauiense morre após ser atropelado por caminhonete em Goiânia

Um homem identificado como Eldo Expedito Almeida de Sousa, 36 anos, morreu após ser atropelado por uma Hilux, na cidade de Goiânia, capital de Goiás, no último fim de semana.