Connect with us

Legislativo em Foco

Vereadores aprovam Requerimento e discursam em sessão da Câmara de Patos

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado, 16, mais uma sessão ordinária. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Adalberto José Lopes – PP, e contou com as presenças dos demais membros do Poder Legislativo Municipal.

No primeiro expediente, o plenário aprovou um Requerimento de autoria do vereador José Wilson Vieira da Silva (PTB), líder da bancada de oposição na Câmara, solicitando que o Poder Executivo informe a lista e situação de cada veículo e equipamentos (máquinas e tratores) do município de Patos do Piauí e onde está sendo guardado cada veículo e equipamento. O parlamenta justificou que o solicitação atende reivindicações e interesses da população e da publicidade (transparência) ao que acontece no município.

Foram ainda apresentado três Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo. O PL 09\2017, que dá nova redação ai anexo de diretrizes orçamentaria para o exercício de 2018,  O PL 010\2017, ementa que estima a receita e fixa despesa  do município de Patos do Piauí para o exercício de 2018. E o PL 011\2017 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração do plano plurianual para o quadriênio 2018. Ambos foram enviados as Comissões.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa. A primeira a falar foi à vereadora Luzitânia Reis, a Taninha (SDD). Ela reivindicou do Governo Municipal o pagamento dos salários dos professores. “Falei em algumas seções anteriores que ia defender todos os setores, em especial saúde e educação, e como é de conhecimento de todos o salário dos professores encontra-se  atrasados, e não justifica isso,  porque do mês de agosto até 8 de setembro, os recursos somam quatrocentos e dezoito mil  reais, enquanto na folha o  líquido é de mais de cento e oitenta mil, e sabemos  que o complemento da união é para pagamento dos professores, então é lamentável para todos que vivem exclusivamente desse dinheiro. E  não aceito alegarem que tenha um número grande de professores pois existe até contrato desde o  primeiro ano dessa administração”, disse a vereadora que ainda fez críticas a secretária de Educação.

Taninha, como é conhecida, ainda cobrou ao Poder Executivo o concerto do poço tubular da localidade Morro da Onça, onde segundo ela, se encontra quebrado e a população está passando por dificuldades.

Publicidade

Wilson Vieira (PTB), foi o segundo a se pronunciar. Ele agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho, e também cobrou o atraso no pagamento dos salários dos professores.  “Os salários são pagos até dia 10 de cada mês, o que ainda não é considerado um atraso, mais até esta data não foi pago, e muitas pessoas estão reclamando, porque estão com suas contas atrasadas e se continuar assim passando de um mês para outro,  se não houver controle,  cortar gastos,  quando chegar no final do ano, pode correr o risco de ficar um mês dentro”, disse  o parlamentar.

Wilson cobrou do presidente da Casa o projeto que ele enviou a Casa. O parlamentar lembrou que o prazo para apreciação se esgotou. “Então, queria saber do senhor presidente sobre meu Projeto, já passaram alguns dias e não recebi nenhum resultado. O projeto não foi apresentado e  já quebrou Regimento da Casa e também já passou todos os prazos que a lei orgânica determina sobre  veto Sansão, então espero uma resposta”, cobrou o vereador que ainda  comentou sobre a volta do Programa Luz Para Todos onde foi liberado a primeira parcela, manifestando o desejo que o município de Patos seja contemplado.

Luiz Evaristo de Sousa (SDD) parabenizou os discursos dos vereadores da bancada de oposição e também fez suas cobranças ao poder executivo. “Cobrar aqui do governo municipal a recuperação das estradas, já foram realizadas algumas melhorias mais ainda precisa de mais. A estrada que liga comunidade Ipueira Funda tem um trecho de  200  que é muito estreito, então é necessário alargar para não provocar acidentes. O serviço que foi feito na estrada vicinal que liga Cajueiro ao Morro ficou bem feito, lá na Ipueira precisa ser feita da mesma forma”, disse.

Luizinho como é conhecido cobrou ainda a reposição de lâmpadas e conserto do calçamento do povoado Cajueiro. Ele também reivindicou melhorias n distribuição de passagens para  pacientes que fazem tratamento fora do município. “Recebi várias cobranças da população que está sendo negando as passagens para os doentes, e que quando dá a passagem para os pacientes não dá para o acompanhante, e isso não pode acontecer, porque a última licitação feita destinado a viagens para Teresina, foi de cento e setenta mil,  então  se dividir esse valor  por 12 meses,  o resultado é muito,  portanto é um problema que tem que ser resolvido”, concluiu o parlamentar, que ainda repercutiu sobre a votação da reforma política.

Francisco Oseias (PC do B) também fez agradecimentos a Deus, e em seguida  ressaltou que as cobranças são válida, é papel do vereador. Ele  ainda parabenizou o prefeito, Agenilson Dias. “Não tem como fazer tudo, muitas coisas não fáceis de resolver, mais dentro das possibilidades ele vai trabalhando pelo município, então  Dr. Agenilson está de parabéns pelo empenho e dedicação”, disse

Publicidade

Chico Oseias, como é conhecido voltou a fazer críticas sobre a escola do povoado Cajueiro, Cícero José da Costa. Segundo ele é preciso que a direção tenha mais atenção com os alunos, e  que tem bagunça pelos corredores da escola, onde  é preciso mais cuidados com as crianças.  Ele ainda enfatizou que seu filho se machucou na escola. “Sei que muitas coisas não  tem como evitar, mais é preciso atenção e cuidado com alunos, para que problemas maiores não aconteçam”, disse.

O vereador Antônio Rufino de Sousa Neto (PSB) foi breve em suas palavras e também fez referência ao atraso no pagamento dos professores.  “É realmente uma situação complicada, eu inclusive, conversei com o prefeito sobre esse assunto,  e ele me repassou que os recursos são insuficientes para pagar a folha, que somente um mês,  o recurso  foi suficiente, que é preciso tirar de outro lugar para fazer o pagamento, então é uma situação difícil, que requer paciência e que ele está tentando resolver, e infelizmente a queda de recursos não um problema enfrentado só por Patos, mais por outros municípios”, disse.

José Hélio dos Santos (PDT), em seu pronunciamento, agradeceu a Deus por estar em mais uma sessão, e em seguida respondeu as cobranças dos parlamentares. “Sobre o atraso no salário dos professores, estive com a assessoria da prefeitura e estou aqui com relatório. E infelizmente não tem como falar dessa situação, sem fala de gestões passadas que incharam a folha de pagamento, a Educação recebe por aluno, e a cada ano o número só diminui. Os repasses no governo federal não cobre a folha de pagamento de Patos, é  60% para pagar professores, e está sendo pago mais 90%, sem falar que a  educação não tem despesas só com os professores”, disse o vereador, que  destacou  não estar contra os professores, ao contrário, apenas  relata a situação que o munícipio se encontra.

“O recurso  não paga a folha,  só teve um mês que  foi suficiente,  os outros meses o prefeito vem tirando de outro  lugar para cobrir. Essa situação só vai melhorar quando alguns professores se aposentarem e sabemos que isso vai demorar acontecer, aproximadamente 20 professores hoje estariam aptos a se aposentar, se outras administrações passadas tivessem feita o a coisa certa, pois descontavam da folha de pagamento, mais não repassava para o INSS”, afirmou o vereador.

Em outro momento Helinho disse que tem pessoas que tem memória curta ao criticar a administração, e que gestões passadas os professores passavam 90 dias sem receber. Ele disse ainda que o prefeito está se empenhando para fazer o  mais breve possível o pagamento dos professores. O vereador encerrou enfatizando que é um direito dos vereadores cobrarem e que como líder da situação vai levar todas as reivindicações ao gestor. O parlamentar também repercutiu sobre a politica nacional.

Publicidade

O presidente da Casa, Adalberto José Lopes (PSB), foi o último a se pronunciar. Ele disse que ouviu atentamente os discursos dos colegas e suas reivindicações. “É um dever nosso como representantes do povo de Patos  cobrar, desde que sejam cobranças verídicas,  e tentar levar dias melhores ao povo”, disse .

Adalberto informou que o problema do poço da localidade  Morro da Onça já foi solucionado e sobre as estradas,  as máquinas retomaram os trabalhos de recuperação na próxima semana. “Diante disso, encerro com muita alegria a sessão de hoje e convido a população para a próxima sessão” finalizou.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS