Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Vestibular Uapi chega à segunda edição e amplia oferta de ensino superior pelo Piauí

Publicado

em

O ensino superior continua sendo um sonho para muitas pessoas. Jovens, adultos e idosos buscam uma educação de qualidade para aprofundar os estudos e ter acesso ao mercado de trabalho. Com a criação e a implantação de cursos de educação a distância (EAD) em inúmeras cidades piauienses, o acesso à universidade está sendo facilitado.

Com 48 anos, Alexandra de Souza, por meio da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), teve a oportunidade de ser aprovada em seu primeiro vestibular e iniciar o tão sonhado curso superior. A auxiliar de serviços gerais, logo após terminar o ensino médio, teve que deixar os estudos de lado para ajudar no sustento da família. “Eu tinha o sonho de entrar na universidade desde os meus 18 anos, quando concluí meu ensino médio, mas tive que trabalhar para ajudar no sustento da família, já que minha mãe nos criou sozinha”, relembra a estudante.

Para a estudante do polo Uapi de Teresina, voltar para a sala de aula, depois de tanto tempo adiando o sonho, é muito gratificante. “Ainda tenho algumas dificuldades por não ter computador em casa, mas como trabalho na Uespi, no tempo livre vou para biblioteca ou laboratório de informática, onde realizo todas minhas atividades via plataforma online”, acrescenta Alexandra.

Curso de educação a distância chega a inúmeras cidades piauienses (Ascom Seduc)
Curso de educação a distância chega a inúmeras cidades piauienses (Ascom Seduc)

Ela entrou no programa no primeiro vestibular ofertado em 2017, junto com mais de dois mil alunos em 60 municípios do Piauí. Com a Uapi, os alunos não precisam sair da sua cidade para ter acesso à educação superior. Por meio da mediação tecnológica, o ensino de qualidade é levado de forma gratuita para todos os piauienses.

Para Daniela Maria, de 24 anos, aluna do polo de Belém do Piauí (394km da capital), o curso foi um presente. “Estou encantada por adquirir tanto conhecimento e desejo me formar e tornar uma excelente administradora. Para os futuros candidatos ao vestibular da Uapi, peço que não deixem essa oportunidade passar, pois o curso é excelente”, finaliza a estudante.

Segundo vestibular Uapi está com inscrições abertas

Publicidade

Para ajudar mais piauienses a conseguirem ingressar em uma graduação, a Uapi estendeu a oferta do curso de bacharelado em Administração para mais 60 municípios, perfazendo um total de 120 cidades contempladas pelo programa.

Os interessados têm até o dia 18 de maio para se inscreverem no segundo vestibular da Uapi e concorrerem a uma das três mil vagas ofertadas. As inscrições são gratuitas para os candidatos que concluíram o ensino médio oriundos de escolas públicas ou que comprovem insuficiência de recursos financeiros e estão inscritos no Cadastro Único para programa social do governo e bolsistas de escolas privadas. Os demais casos, devem imprimir boleto no valor de R$ 30 após concluir a inscrição. Os candidatos devem acessar o site do Nucepe para realizar a inscrição e também terem acesso ao edital completo do vestibular.

A grade curricular do curso de Administração da Uapi é diferente das demais, pois agrega teoria à prática a cada semestre, desde o primeiro ao último, para que, assim, os futuros administradores saiam, de fato, prontos para o mercado de trabalho. “A última disciplina de cada semestre é a de seminários temáticos, onde abordamos uma temática específica e, ao fim do curso, os alunos produzirão um plano de negócio. Essa atividade é simultânea em todos municípios”, explica a coordenadora do curso de Administração da Uapi, Katia Brasil.

“Nos 60 polos atuais, recentemente finalizamos o primeiro período com apresentação do diagnóstico de mercado local voltado para o empreendedorismo, pesquisado pelos estudantes e em seguida foi a vez da comunidade ver os resultados”, pontua a coordenadora.

A grade curricular do curso é diferente das demais, pois agrega teoria à prática (Ascom Seduc)
A grade curricular do curso é diferente das demais, pois agrega teoria à prática (Ascom Seduc)

A Uapi é um programa integrado ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB) com autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) para funcionamento dos polos. O programa de ampliação do ensino superior é custeado totalmente pelo Governo do Estado com parcerias da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (Fapepi) e Coordenadoria de Educação por Meio de Mediação Tecnológica.

Fonte: CCOM
Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS