Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Biblioteca Patativa do Assaré celebra aniversário on-line de 19 anos e homenageia Jurdan Gomes

Publicado

em

Foi celebrado na noite desta segunda-feira, 28 de setembro, o aniversário de 19 anos da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, em Vila Nova do Piauí. Com diversas apresentações culturais e bate-papo literário que reuniu artistas, colaboradores dentre outros personagens que contribuíram para a existência da biblioteca.

Neste ano por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a comemoração foi virtual (on-line),com programação foi transmitida por meio de live através do canal no Youtube no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=jgxHZCL59vU.

Na abertura, foi executado o hino municipal com a exibição de imagens aéreas do município, espaços públicos, igrejas, áreas rurais retratando a bravura do homem campo, as potencialidades agrícolas, recursos naturais e culturais, além da beleza feminina.

Na exibição de abertura foi mostrado a anfitriã do evento – a Biblioteca Patativa do Assaré – e demais eventos realizados em outras ocasiões no município. Toda programação foi elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Sociedade Amigos da Biblioteca.

A live foi conduzida pela professora e ativista cultural, Marli Veloso, que recitou logo de início, o poema de Patativa do Assaré, que aborda a importância da leitura e do livro.

Publicidade

Homenageado

O homenageado na comemoração de aniversário de 19 anos da biblioteca foi o poeta, Jurdan Gomes, que faleceu recentemente no último dia 09 de setembro, por complicações cardíacas. O poeta popular piauiense nascido em Fronteiras que foi prefeito de Belém do Piauí e muito contribuiu para a cultura popular, era um parceiro leal da biblioteca municipal de Vila Nova do Piauí em defesa da cultura, literatura e dos direitos ao acesso à leitura dentre outras formas de inserção cultural.

“O poeta Jurdan Gomes e o amor dele por Patativa nos uniu e aproximou em diversos projetos”, disse Marli Veloso recitando um poema de Jurdan que foi representado pelas filhas Mércia e Rebeca na ocasião.

Filhas representam o poeta, Jurdan Gomes, homenageado no aniversário de 19 anos da Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí

Os convidados da noite foram: o poeta Vilebaldo Rocha, a professora Edinete Brito, e, a advogada Núbia Rocha, que foi uma das responsáveis pelo projeto de gestão e concepção da biblioteca, dentre outros personagens.

Na ocasião, Núbia Rocha, fez uso da palavra e enalteceu a comemoração de aniversário, prestando também seus agradecimentos.

Publicidade

“É uma imensa satisfação comemorar o aniversário da biblioteca. São 19 anos de lutas, experiências, desafios. Quero agradecer a todos que contribuíram com esse projeto tão importante para a cultura da nossa cidade e de toda região”, agradeceu.

Durante o bate-papo literário, atração do aniversário, Núbia falou sobre a temática do direito à cultura que foi pensado ainda após a Segunda Guerra Mundial quando foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“Na Declaração Universal dos Direitos Humanos foi pensado sobre os direitos culturais tendo em vista toda a destruição na Segunda Guerra Mundial […] Na Constituição Federal Brasileira de 1988, no artigo 215, ficou muito claro isso: os direitos às atividades culturais, o acesso, ao apoio. No artigo 5º também trata dos direitos fundamentais […] Falta consciência do cidadão sobre a importância de fomentar da cultura, do acesso a produção cultural. Falta implementar o que está escrito no texto constitucional”, ressalta.

O aniversário foi marcado também com depoimento de alunos que aprenderam a jogar Xadrez através do fomento do esporte na biblioteca e demais pessoas que frequentam o espaço, onde estas recitaram poemas e lembraram grandes nomes da poesia e artes cênicas como Nonato Fontes.

Dois projetos nasceram da biblioteca e são registrados, como o Cine + Cultura e o Ponto de Cultura Cidade Poesia onde acontecem frequentemente oficinas de capoeira, dança, aeróbica, karatê, entre outras.

No bate-papo literário o poeta, Vilebaldo Rocha, fez um resgate histórico de quando participou da inauguração há 19 anos atrás.

Publicidade

“Estive presente em 28 de setembro de 2001 e minha felicidade nesse momento é ter plantado a semente. Durante esses 19 anos tivemos boas relações com troca de aprendizado e difusão da cultura. Estamos aqui para louvar a cultura, o Patativa do Assaré e o poeta Jurdan Gomes”, destacou.

A professora e historiadora, Edinete Brito, uma  das convidadas especiais da celebração, destacou a importância da biblioteca. “A biblioteca tem um grande respaldo a nível municipal, estadual, e também em outros estados”, pontuou.

Quem também falou sobre a trajetória da biblioteca em Vila Nova foi o artista plástico Apolônio Leal. Para ele o acervo sempre foi uma fonte de recursos para suas pesquisas e espaço para exposição de suas obras em tela. Na ocasião ele expôs as obras: Ilha das Gaivotas, Estrada de Campo, Lagoa Azul e Do Tom do Céu. As duas últimas ainda estão em fase de conclusão.

“Fiz exposições de artes plásticas, ministrei palestras e foi um grande aprendizado. O que vejo na biblioteca Patativa do Assaré é a fundamental importância para nossa cultura”, disse Apolônio Leal que recitou poesias e participou da Antologia Vila Nova Cidade Poesia que integra vários autores.

O professor, Edilberto Lima, que integra a Secretaria Municipal de Cultura, enfatizou o quão contribui a biblioteca para as crianças.

“As crianças têm uma vivência muito grande com a leitura. Percebo que elas se encontram tantos nos livros quanto nas ações que são desenvolvidas no ponto de cultura. Para mim é uma honra vivenciar e partilhar momentos junto com a equipe da biblioteca e a equipe dos professores, monitores do ponto de cultura. Quando estou com as crianças é um momento muito importante. […] A biblioteca sempre esteve de portas abertas para alunos e professores. Não sei como seria nossas aulas sem o apoio da biblioteca […]”, destacou mencionado e agradecendo pelo apoio de várias pessoas.

Publicidade

Dentre as apresentações, a mini orquestra sanfônica Padim Oscar, que executou um dos hinos do Nordeste, Asa Branca. Houve participação da poetisa Marcilene Luz. Foram mostrados também um VT do professor Dayron Abreu que ministrou aulas de ballet e o clipe dos artistas Weimar e Luan.

Orquestra sanfônica Padim Oscar

Professor Dayron Abreu

Entre outras pessoas que muito contribuíram e que essa contribuição perdura, a participação da professora Socorro Eremita, professora Luzia Francisca, vereadora Maria das Dores – Bibia de Benício. Entre outros, foram mencionados os nomes de: Esmeralda Araújo, Patrícia Ramos, Thalyta, Hélia Sá, Maria Elerdiane, Ivoneide Leal, Thalya Oliveira, Medianeira Abreu, Maira Ravene, Vilmara de Jesus, Lucas, Almerinda Luz, Josilane, Erisvaldo Araújo, Sueli Rodrigues, Alice Júlia, Rainara Brito, Enéas Abreu, Elisângela, Zezé Oliveira, Klebinho, Jesualdo Alves, João Moura, Flávio Guedes, Jhonatas Luz, professor Edilson Brito, dentre outros.

As mais diferentes vertentes da música e literatura de Vila Nova do Piauí foram apresentadas durante o aniversário de 19 anos da Biblioteca Patativa do Assaré. Mensagens foram exibidas através da plataforma digital que proporcionou a live parabenizando a biblioteca por toda contribuição e transformação social. Diversos personagens que contribuíram ao longo dos dezenove anos prestaram suas homenagens.

Desenvolvedor técnico de transmissão da live Klebinho

Durante a live de comemoração do aniversário de 19 anos da biblioteca Patativa do Assaré, a secretária Municipal de Educação, Antônia Maria, também falou e recordou do momento de criação do espaço.

“O contato com o livro é muito bom. É um acervo que fica à disposição dos alunos e das pessoas. A biblioteca é um patrimônio cultural de nossa cidade, pois peguei em cada livro e exemplar que tem lá. Agradeço a professora Marli Veloso pelo convite e dizer a todos feliz aniversário de 19 anos. Fico muito feliz em participar dos eventos da biblioteca e faço parte dessa história com muito orgulho”, parabenizou  a professora Antônia Maria.

Representando o poeta Patativa do Assaré, seu neto, Daniel Gonçalves da Silva, que também é poeta, participou da live de aniversário e agradeceu por toda homenagem ao avô.

“Em nome da família patativana, queremos agradecer […] Nossa palavra é de gratidão porque o que vocês estão fazendo é praticamente além de homenagear Patativa do Assaré, dão a oportunidade de outras pessoas conhecerem a obra dele. Muito obrigado. Vocês são importantes demais”, declarou Daniel.

Publicidade

A biblioteca municipal Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí conta com rico acervo literário em quantidade e qualidade com aproximadamente 13.000 livros, o quádruplo da população do município.

Na biblioteca são desenvolvidas práticas inovadoras de ações e atividades como lançamentos e discussões de livros, oficinas, palestras, debates que integram a comunidade de modo geral e amplia seu potencial de alcance, mantendo sempre o foco na formação de leitores críticos e sujeitos de sua própria história. Por isso ela é mãe e memória do povo de Vila Nova.

A Biblioteca Patativa do Assaré está sediada na avenida Central, 275, em Vila Nova do Piauí. Inaugurada em 28 de setembro de 2001 com a missão de contribuir com a formação de leitores críticos, sujeitos de sua própria história e de ser instrumento de democratização do acesso ao livro, à leitura e literatura, a Biblioteca Patativa do Assaré registra mais de 93 mil visitas.

O nome é uma homenagem a uma das vozes mais contundentes da poesia popular brasileira, Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré.

Matéria RelacionadaÉ HOJE | Aniversário de 19 anos da Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí. Participe!

Acompanhe na íntegra tudo que aconteceu durante a live de aniversário da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré nos vídeos abaixo

Publicidade



Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS