Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Com apoio do prefeito Edilson Brito e vereadores, 300 Romeiros participam da 19ª Romaria ao Canindé-CE

Publicado

em

Mais de trezentos devotos e fiéis partiram da cidade de Vila Nova do Piauí participando da 19ª Romaria rumo a São Francisco das Chagas, no Canindé, Ceará.

A Romaria foi idealizada pelo ex-prefeito Arinaldo Leal, pela primeira vez, em 2000 e chegou este ano na sua 19ª edição, com apoio do atual prefeito Edilson Brito.

O ato religioso já é tradição e há quase duas décadas permeia a fé católica dos vila-novenses buscando intercessão a um dos maiores e mais respeitados santos da igreja católica, São Francisco.

_Programação da romaria:

A caravana partiu de Vila Nova, por volta das 23h desta sexta-feira (22). Para garantir o conforto e segurança dos peregrinos os romeiros seguiram em dois ônibus, vans e carros particulares.

Publicidade

Antes de chegar ao Canindé, após um rico café da manhã ofertado gratuitamente, um grupo de devotos, entre estes o prefeito Edilson Brito, o empresário Manoel Bernardes, os vereadores Flávio Sousa, Adelino Oliveira, secretários municipais o ex-prefeito Arinaldo Leal, dentre outros, percorreram cerca de 15 km a pé. Depois, às 9h, os fiéis católicos participaram de uma santa missa na gruta de São Francisco.

No 2º dia, os romeiros estiveram visitando a Basílica de São Francisco e ainda o zoológico da cidade.

Dentre outros, também esteve presente na romaria a vereadora Adenilda Bento e sua família, o empresário Benone e família e o ex-prefeito Totonho e família.

Devota do santo, dona Maria do Socorro, disse que a viagem foi ótima e rogou a São Francisco. “Nota mil. Foi ótima, maravilhosa. Muita gente bastante alegre. Uma turma boa. Assisti a missa e também pude fazer algumas compras”, revelou.

Na caravana estava também seu Odorico Firmino que é da cidade de Francisco Macedo e tem familiares em Vila Nova. “Para mim foi uma viagem muito boa. Participei da missa e de muitas coisas. Nossos agradecimentos ao prefeito”, disse o romeiro devoto de São Francisco.

Publicidade

O prefeito de Vila Nova, Edilson Brito que acompanhou toda a romaria, rogou, agradeceu e pediu que o santo intercedesse pelo povo de seu município. “Essa tradição mantemos viva, firme e forte. Agradeço pelo dom da vida, pela saúde e por tudo que conquistamos até aqui sempre pensando no bem de nosso povo. Mesmo com as dificuldades dos últimos tempos batalhamos para que nossos munícipes possam ser contemplados com muitas melhorias. Só tenho a agradecer ao nosso Deus e a São Francisco. Nas minhas orações pedi que ele conservasse a nossa saúde para continuarmos trabalhando pelo bem do povo de Vila Nova e que ele dê saúde e paz para todos nós”, declarou.

Manoel Bernardes fiel católico e devoto de São Francisco, participou da romaria, da missa e rogou seus louvores a São Francisco. “Graças a Deus mais um ano pude ir para Canindé a agradecer a São Francisco por tudo de bom em minha vida. É um momento emocionante onde a gente vê pessoas de todos os lugares e fortalece os laços com nossos conterrâneos vila-novenses que vão no mesmo intuito. Só tenho a agradecer pela saúde e por tudo que tenho na vida. Quero dizer que o homem tem que ter fé em Deus e se apegar com São Francisco”, disse Manoel Bernardes recomendando que as pessoas tenham fé em Deus.

A Romaria foi marcada mais uma vez pela fé e devoção dos fiéis. Neste domingo, 24, os romeiros retornaram para Vila Nova, com as promessas renovadas e agradecimentos pelas bênçãos alcançadas. No caminho o prefeito ofereceu uma janta gratuitamente aos romeiros.

­

_Veja mais fotos do 1º dia de Romaria: 

Publicidade

_Veja mais fotos do 2º dia de Romaria: 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS