Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Vila Nova do Piauí inicia vacinação contra a Covid em professores da rede municipal e estadual

Publicado

em

Professores da rede municipal e estadual de ensino de Vila Nova do Piauí receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca na manhã desta terça-feira, dia 01 de junho, na quadra poliesportiva José Manoel de Oliveira. A ação aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura onde contemplou 40 professores.

A vacinação para os professores se dá graças ao controle e organização dos insumos pelos profissionais da Secretaria de Saúde. Na ocasião, os professores foram agraciados com música ao vivo, ao som do cantor Jailson Leal, onde também aconteceu a exposição de livros em estandes através da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré.

O enfermeiro Dayro Coutinho, comemora a vacinação do público-alvo e destaca a organização e controle da Secretaria Municipal de Saúde.

“É um momento único, um momento ímpar, para a vida de todos vocês e também para nossa comunidade […] A vacinação para os professores está se iniciando em todo o país. Em Vila Nova a passos largos. Enquanto iremos nos deparar com situações de outras cidades se arrastando para vacinar as pessoas de 55 a 59 anos, Vila Nova já inicia convocando todos os professores em atividade, independente da faixa etária. Isso só é possível através de planejamento. Como nós temos todo controle de estoque, toda garantia de que cada dose que esteja no frasco vai para o braço do cidadão, conseguimos convidar todos os professores em atividade do município de Vila Nova”, enfatizou o enfermeiro Dayro Coutinho.

Professora há 24 anos, Goretti de Deus, que já enfrentou o drama do isolamento domiciliar há exatamente 01 ano atrás, se emocionou ao saber que ela e os demais profissionais receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.  No ano passado, em 2020, Goretti ao ser detectada como caso positivo permaneceu por mais de 15 dias isolada.

Publicidade

“E chegou o dia! Há exatamente 1 ano do meu isolamento e diagnóstico de COVID! Não teve como não me emocionar, quanto mais com a música ao vivo. Chorei, sorri, fiquei triste, alegre. Foi um misto de sentimentos e emoções. Não teve como não lembrar dos muitos que se foram, que talvez se tivessem recebido esta dose de esperança ainda estivessem aqui. Não teve como não me revoltar com esse governo genocida. Não teve como não lembrar e chorar por você Márcia Ramos que se foi por esta doença terrível e que a vacina chegue para todos, que vidas sejam salvas. Viva a ciência e o  SUS”, declarou em uma postagem nas redes sociais citando a proprietária de Farmácia em Via Nova e técnica de Enfermagem, Márcia Ramos, que faleceu vítima de complicações da Covid-19 no dia 19 de outubro de 2020.

A secretária de Saúde, Almerinda Luz, se pronunciou sobre a vacinação de professores.

“É emocionante ver todos presentes aqui para tomar a primeira dose. Confiando em Deus virá para todo mundo. Pedimos que logo estejamos todos vacinados e que essa pandemia acabe”, disse a secretária de Saúde anunciando uma poesia de autoria de poeta Vilebaldo Rocha.

Professora da rede estadual de ensino do município, a ativista cultural, Marli Veloso, também enfatizou importância da vacinação em geral e de professores.

“Esse é o momento que nós buscamos muito para que acontecesse que é o momento da vacinação, que a gente espera e acredita que chegue para todos os cidadãos”, destacou a professora Marli Veloso.

Publicidade

Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Antônia Maria, esteve presente e também externou suas palavras de gratidão.

“Essa é a nossa primeira dose, a dose da esperança. Foram muitas expectativas, medos e desafios que estamos vivenciando em mais de um ano de luta, de choros, de perdas não só na nossa cidade, mas em todo o país e no mundo inteiro. Então a gente organizou esse momento para que seja mais tranquilo e que possa ao menos ver as coisas de outra forma através da poesia e da música”, falou a professora e secretária de Educação, Antônia Maria.

O secretário de Cultura de Vila Nova do Piauí, Miquéias Carvalho, externou sua gratidão em presenciar a vacinação de professores.

“Quero externar a minha alegria em acompanhar esse processo de vacinação dos professores, que é um profissional muito importante para a sociedade e é a profissão que forma todas as outras profissões. Acredito que esse é o primeiro passo, ainda segue em passos curtos, mas está começando a voltar à normalidade. Já começa a valorizar mais a educação, porque é uma das ferramentas mais importantes no desenvolvimento da sociedade”, pontuou o secretário de Cultura.

De acordo com a profissional Juliete, técnica de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Nova do Piauí, os demais profissionais da educação serão vacinados na próxima semana.

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS