Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Educação promove formatura de 21 novos “Doutores do ABC”; veja fotos

Publicado

em

Com apoio da Prefeitura de Vila Nova do Piauí, na gestão “Trabalho e Compromisso”, do prefeito Edilson Edmundo de Brito, por meio da Secretaria de Educação que tem à frente a secretária, Antônia Maria, as Escolas Municipais Osvaldo José de Araújo e Plágida de França, promoveram na noite desta sexta-feira (06), a culminância do projeto “Assim Eu Aprendo”. Trata-se da formatura de 21 alunos da pré-escola II, que concluíram a etapa estudantil inicial.

Na solenidade a mesa de honra foi formada por: prefeito Edilson Edmundo de Brito; a 1ª dama: Ana Carolina Rocha Brito; o vice-prefeito, Antônio Tiago Leal; a 2ª dama, Kátia Leila Silva Leal; a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva; a coordenadora, Eliene Maria da Luz Tomaz; as diretoras: Alicinete Maria Bezerra e Luzia Francisca de Jesus; as secretárias: Medianeyre da Silva Abreu e Maria Ireneide Leal Luz; os vereadores: Flávio Sousa, Deijano Lima, Bibia de Benício; demais autoridades políticas: o ex-prefeito Arinaldo Leal, o empresário Manoel Bernardes, o Manoel Belim, juntamente com a advogada Núbia Rocha; os secretários municipais: Edinete Brito (Administração), Erivan Brito (Governo) e Almerinda Luz (Saúde). Foi registrada também a presença da diretora da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, Evinha Lima.

A formação educacional dos alunos foi mencionada em nomes das professoras responsáveis que são: Esmeralda Silva Araújo, Josele de Carvalho Silva, Maria Rivanilda de Sousa; padrinho, Davi Henrique de Sousa; madrinha: Lara Emanuele Alencar Negreiros; patrono: Rildo de Araújo Silva; paraninfa: Shara Vitória Silva Cardoso; representante de secretários: Edinete Maria de Brito.

Após a formação da mesa e demais autoridades nominadas ocorreu o momento de entrada dos formandos. O cerimonial foi proferido pelo assessor de Comunicação, Iago Sousa. “A criança é a semente do saber que preparamos para o universo da vida, tem luz própria e está envolvida pela sabedoria de suas professoras. Essa sementinha do saber é a continuidade dos exercício de nossa fé na educação. Que Deus proteja nossa sementinha do saber, para que o mundo se torne ainda melhor”, proferiu.

Formandos

Publicidade

Os formandos, concludentes da etapa pré-escolar adentraram pela passarela acompanhados de seus padrinhos e madrinhas: Analicy Moura Leal e padrinho, Pedro Jeferson de Araújo França; Andressa da Silva Luz e padrinho, Eduardo Carvalho Silva; Elias Winicyus de Sousa Araújo e madrinha, Aryanne Silva França; Camila Rocha Leal e padrinho, Henzo Roldão de Deus Alencar; Gustavo Rocha Andrade e madrinha, Liz Bezerra Barbosa; Hélldys Nelmo Leal e madrinha, Rosinês Eremita Leal; Isys Luz Brito e padrinho Joaquim João do Nascimento Neto; Joanna Klecya Silva Oliveira e padrinho, Manoel Isaac da Silva Farias; João Acelino Leal Luz e madrinha, Jade Rauanny Leal Sousa; José Arthur de Sousa Brito e madrinha, Ana Cecília de Araújo Rocha; Jonathas Gabriel Leal Brito e madrinha, Layssa Leal Luz; José Jovelino da Silva Filho e madrinha, Ellen Beatriz Silva Lima; Kamilla Hiorrany Silva e padrinho, Arthur Victor da Silva Rodrigues; Lívia Maria Alencar Sousa e padrinho Lucas de Oliveira Silva; Maria Leonísia Alencar Sousa e padrinho, Davi de Oliveira Silva; Maria Luiza de Freitas Silva e padrinho, Levi Jesus Leal Abreu; Matheus Henrik Leandro Sousa e madrinha, Maria Cecilia Silva Gomes; Sarah Alice Brito Leal e padrinho, Daniel Lucca Leal Brito; Soraya Sophia de Jesus Santos e padrinho, Victor Emanoel de Oliveira Rocha; Sophia Emanuela Ramos Sousa e padrinho, Leandro Alisson Sousa França; Vinicius Aurélio Alencar Luz e madrinha: Isabela Cardoso Araújo.

A solenidade de formatura dos doutores do ABC 2019, após a entrada dos concludentes prosseguiu com a execução dos Hinos Nacional e Municipal onde ficaram todos de pé em posição de respeito ao símbolo de exaltação à pátria.

Ao término dos hinos, as diretoras Alicinete Maria Bezerra e Luzia Francisca de Jesus, declararam aberta a formatura dos doutores do ABC de 2019, seguindo para a ocasião de colocação das becas pelas professoras Josele, e, Esmeralda – que substituiu a professora Rivanilda que não pôde estar presente, e entradas com padrinhos e madrinhas dos doutorandos da turma Assim eu aprendo.

A oradora da turma, a aluna Camila Rocha Leal, em discurso pronunciou “O grande dia chegou e é hora de comemorar nossa primeira vitória. Agradeço a Deus pela minha vida e dos meus colegas formandos e das professoras pela contribuição que tiveram conosco, às nossas família queremos oferecer essa primeira vitória de muitas que iremos trilhar durante nossas vidas. Obrigada!”, pronunciou.

Diretoras, coordenadoras, professoras, mães, secretária de Educação e prefeito de Vila Nova fizeram seus discursos. Inicialmente a coordenadora Eliene Maria da Luz Tomaz, fez uso da palavra.

Publicidade

“Agradeço pela dádiva da vida e a oportunidade de dividir com vocês este momento de grande alegria. É muito prazeroso ter contribuído de forma direta e acompanhado um a um os formandos na construção do conhecimento que atribuíram a honra de serem doutores do ABC 2019. Agradeço aos pais pela confiança em toda equipe da Educação vila-novense. Aos educadores que compartilharam essa vivência gratificante colocando em prática a tarefa de educar com carinho e dedicação. Desejo a cada um dos formandos que esse seja um dos muitos diplomas que virão, pois conheço cada um e seu super potencial. Sucesso. Tenho cada um de vocês no meu coração”, disse.

A professora Esmeralda Araújo também discursou.”Este é um momento único para celebrar com nossos filhos. Estamos felizes e honrados por este momento da vida deles. Agradeço a todos que contribuíram no processo de aprendizagem de nossos filhos onde tiveram suporte da diretora, professora, secretária e coordenadores, tia Josele e os que tiveram contatos com eles: porteiros, zeladores, merendeiras. Aqui fica nossa gratidão a todos que cuidaram dos nossos filhos. Parabenizo a gestão municipal na pessoa do prefeito Edilson Brito e a secretária Antônia Maria por proporcionar educação de qualidade”, agradeceu.

A secretária de Educação de Vila Nova, Antônia Maria, externou sentimento de alegria. “Para nós é um momento de alegria saber que nossas crianças conseguiram aprender todas a letrinhas que foram ensinadas através do projeto “Assim eu aprendo” com as letras, números e com tudo que há de mais bonito na educação infantil, através da magia de escrever, ler, pintar e brincar. Agradeço ao prefeito Edilson por todo apoio que foi dado nessa festa porque sabemos que ele sempre gostou de crianças e sempre fez questão de promover a festa dos doutores do ABC. Elaboramos sempre os projetos e depois culminamos com as famílias. É uma reunião familiar onde as crianças se sentem bem e felizes. Agradecemos a Deus por estarmos aqui e depois aos nossos queridos professores que enfrentaram todos esses desafios. Josele, Rivanilda, Esmeralda que contribuíram. Agradeço as diretoras das escolas, coordenadoras, equipe da Secretaria de Educação e todos que estiveram aqui para a ornamentar”, declarou.

Representando os pais, a conselheira Ironeide Isabel da Luz, levou a mensagem de satisfação e cumprimentos. “Tamanha foi a minha alegria em representar os pais do Pré-II. Este momento é importantíssimo na vida dos nossos pequenos. Agradeço a Deus por nos permitir celebrar este dia com nossos filhos que estão felizes e honrados na vida deles. Agradeço a todos que contribuíram no processo de aprendizagem onde tiveram todo suporte necessário para cuidar dos nossos filhos. Parabenizo a gestão do prefeito Edilson e a secretária Antônia Maria em oportunizar uma educação de qualidade”, discursou.

O prefeito Edilson parabenizou os pais, mães e os doutores do ABC, agradecendo a toda equipe da Educação. “Nós que estamos a frente do poder público municipal apoiamos a educação do nosso município com tudo que for necessário para que os filhos de vocês tenham a melhor educação com os melhores professores e as melhores escolas. É através da educação que fornamos cidadãos e se tornarão futuros médicos, advogados, professores, engenheiros e assim cada um vai ter um futuro e exercer sua profissão. Parabenizo todas essas crianças que chegaram até aqui e é através delas que veremos o futuro do nosso município. Meu apoio e agradecimento aos pais. Obrigado”, discursou o prefeito.

Publicidade

A diretora da Creche Plágida de França, Luzia Francisca, cumprimentou a mesa. “Parabenizo a administração por enaltecer este acontecimento. Formando do ABC, momento que cada criança vivencia e não esquece jamais. Aos pais nossa gratidão pelo incetivo, esforço e aceitar vivenciar esta comemoração com a gente. É muito grato quando trabalhamos em parceira. A criança que é feliz transforma todo momento em alegria e felicidade. Ser criança é uma dádiva de Deus, é viver em um mundo mágico cheio de verdades, luzes e amor. Deus abençoe cada passo que vocês seguirem e que o futuro que vos espera seja de aprendizado, conhecimentos e sabedorias para enfrentar o mundo. Felicidades hoje e sempre […] que sejam cidadãos do futuro”, proferiu.

A professora, Esmeralda Silva, repassou a mensagem de agradecimento por ter vivido e aprendido muitas coisas ao longo do período que conviveu com os alunos.

“É uma noite muito especial em nossa vidas. Como amante da Educação, desejo que essas crianças continuem lutando pela educação. Essa é apenas uma das muitas formaturas que vêm pela frente. Acredito que ela é o futuro da nossa nação. Parabenizo pela formatura do ABC e dizer que no ano que vem no novo ciclo sejam mais felizes. Minha palavras são de gratidão!”, falou.

No uso da palava a professora Josele de Carvalho Silva, disse estar orgulhosa pelos alunos. “Estou muito orgulhosa de vocês e desejo sucesso. A noite hoje se resume a agradecer a Deus, ao gestor municipal, a Secretaria de Educação e todos os seguimentos envolvidos para que pudéssemos trabalhar da melhor forma possível. Obrigado às famílias que acreditaram e a direção da Professor Osvaldo”, agradeceu.

Mãe, a diretora da Creche Proinfância Professor Osvaldo, Alicinete Bezerra, em nome do prefeito Edilson Brito e da secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar, saudou todas as autoridades presentes.

Publicidade

“Em nome do meu filho José Filho, o afeto de amor a todos os formandos dessa noite e autoridades. Em nome da minha família expresso minha gratidão. É imensa a satisfação fazer parte deste momento ímpar na vida de cada criança. Essa festa para as crianças é um sonho que está sendo realizado. Para a família é uma conquista porque estão conquistando o primeiro diploma, pois não será apenas um. Lembro no primeiro dia de aula, todos com os olhos espantados. Para algumas mães era um momento de dor. Hoje estão lendo palavras, escrevendo o próprio nome e pequenas frases. Com a ajuda de um bom professor, no decorrer do ano de 2020, tenho certeza que serão alfabetizados”, destacou.

Logo em seguida aos discursos das autoridades foi proferido o juramento da turma “Assim eu aprendo” pelo aluno Helldys Nelmo Leal e a colocação dos anéis que simbolizam a consagração de uma etapa, do desafio superado e a realização de um sonho. A doutoranda Analicy Moura Leal, em nome de seus colegas solicitou às diretoras Alicinete e Luzia das escolas Professor Osvaldo José de Araújo e Plágida de França a conferência do diploma de Doutores do ABC 2019. As diretoras acima citadas concederam o diploma de doutores do ABC 2019.

Após a entrega dos diplomas, dedicatórias feita por Joanna Klecya Silva Oliveira, e, os agradecimentos pronunciados pela doutoranda Andressa da Silva Luz, e o encerramento decretado por Meirinha, foi executada a tradicional valsa de colação de grau.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS