Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Lei Aldir Blanc vai beneficiar agentes e espaços culturais com auxílio emergencial. Veja prazo de cadastros!

Publicado

em

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc vai beneficiar trabalhadores e trabalhadoras da cultura de Vila Nova do Piauí com o auxílio emergencial de R$ 600,00 reais.

O benefício é válido apenas para artistas e entidades que têm como fonte de renda a realização de atividades culturais, as quais foram paralisadas decorrentes da pandemia do novo coronavírus. A Lei Aldir Blanc destina verbas para espaços culturais, editais e aquisição de bens e serviços.

Em Vila Nova uma Comissão de Acompanhamento do Mapeamento Cultural foi nomeada pelo prefeito Edilson Brito e é composta por 07 integrantes: 03 representantes do Poder Executivo, 01 representante do Poder Legislativo e 03 representantes da sociedade civil.

Arquivo: Cidades Na Net

A professora Marli Veloso explica que em Vila Nova do Piauí, a Cidade Poesia, como é conhecida, está realizando o mapeamento cultural para traçar políticas públicas de cultura do município e garantir que os setores da cadeia produtiva cultural tenham acesso ao direito, visto que o recurso é oriundo do Fundo Nacional de Cultura.

“A cultura precisa ser concebida no plural, pois abarca uma gama enorme de manifestações artísticas, populares e tradicionais. Penso que muitas pessoas compreenderam nesse momento de pandemia que a cultura é essencial, e, portanto, um direito incompressível. O mapeamento contribuirá para que o município prepare as ações de política cultural e, em caráter de emergência, assegure os direitos de cada trabalhador e de cada trabalhadora da cultura. A Lei Aldir Blanc é uma conquista coletiva e vai contribuir para o fortalecimento da Cultura na Cidade Poesia”, destacou Marli Veloso.

Publicidade

Lei Aldir Blanc

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017 foi sancionada no dia 29 de junho de 2020 e carrega o nome de um dos maiores ícones da Cultura no país, o letrista Aldir Blanc, autor de mais de 600 canções que foram interpretadas por grandes nomes da música popular brasileira como Elis Regina na música “O bêbado e o equilibrista” , “De esquina em esquina” na voz de Clara Nunes, “Mirante” por Maria Creuza entre outros cantores.

João Bosco toca junto com Aldir Blanc

Aldir foi parceiro de pelos menos 50 artistas. Dentre eles, João Bosco, Guinga, Moacyr Luz, Cristóvão Bastos, Maurício Tapajós, Carlos Lyra entre outros.  Além da  música, Blanc escreveu crônicas inspiradas na sua vida nos subúrbios cariocas para os jornais “Última Hora”, “Tribuna da Imprensa” e a revista “Homem”, até fixar-se em “O Pasquim”, em 1975, além dos livros “Rua dos Artistas e Arredores” (1978) e “Porta de Tinturaria” (1981), que seriam reunidos em um só volume como o título “Rua dos artistas e transversais” em 2006.

Aldir morreu no dia 04 de maio de 2020, vítima da Covid-19, aos 73 anos. Blanc deixou a esposa Mari Lucia, quatro filhas, cinco netos e um bisneto.

Cadastros para agentes, espaços e grupos culturais

Publicidade

Os cadastros para agentes culturais podem ser feitos através do link: https://forms.gle/RRfgK5PwLWic8aFq8

Para os Espaços Culturais o formulário de cadastro está disponível no endereço https://forms.gle/gCbqGQ9X5xzzePjz5

Os grupos culturais podem efetuar as inscrições por meio do link https://forms.gle/xnvLkp9RtTdq5GPr9

Inscrições

O prazo de inscrições segue até o dia 31 de julho.

Publicidade

Informações

Para mais informações os agentes culturais vila-novenses que estão com suas atividades paralisadas devem procurar a equipe da Secretaria de Cultura, na sede da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Saiba mais sobre a lei

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc estabelece um conjunto de ações para garantir uma renda emergencial  para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid-19. A aplicação da Lei tem impacto de R$ 3 bilhões oriundos do superávit do Fundo Nacional de Cultura apurado até 31 de dezembro de 2019.

Para conhecer  o que é a lei, como foi a construção, pessoa física alvo da lei, quais espaços culturais, de onde sairá o dinheiro, quem vai pagar o quê, linhas de crédito, quantos estados e municípios vão receber e também esclarecer dúvidas frequentes, podem acessar o endereço eletrônico: https://sigajandira.com/leialdirblanc/

Publicidade

Veja algumas fotos de eventos realizados em Vila Nova antes do surgimento da pandemia


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS