Voluntários da SMAS de Santana do Piauí realizam doação de sangue
Publicado por: Willians Sousa | Data: 31/05/19

Voluntários da SMAS de Santana do Piauí realizam doação de sangue

Um gesto de solidariedade e em favor da vida: doar sangue. Foi com esta atitude que nove colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santana do Piauí nesta quinta-feira (30) compareceram ao Hemocentro de Picos, compartilhando um pouco de si e em amor ao próximo.

Na instituição de saúde, os voluntários acompanhados pela secretária Tarciana Bernardes fizeram cadastro, passaram pela triagem que avalia se a pessoa está apta a doar sangue e só depois realizaram a ação solidária.

A servidora da SMAS, Maria Eliana Rodrigues Gonçalves, sabe bem o que é receber uma transfusão de sangue. Há três anos, ela necessitou do procedimento e agora doando pela primeira vez afirmou que o gesto é um sinal de agradecimento pela vida.

“Estou fazendo a doação de sangue agradecendo a Deus. Há 3 anos atrás eu precisei de uma transfusão e encontrei pessoas que fizessem essa doação para mim. Então, pra mim é um momento de grande felicidade, de estar aqui passando uma parte disso, uma parte da vida”, disse emocionada a doadora.

A psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santana do Piauí e idealizadora da iniciativa, Layane Leal, enfatizou que doar sangue é uma necessidade constante, pois muitas pessoas diariamente precisam.

“Observava que sempre existia essa necessidade no HEMOPI, com relação ao baixo número de doadores. Doar sangue é uma forma de se solidarizar com o próximo, muita gente precisa. É um belo gesto e maioria dos que estão doando aqui hoje estão se cadastrando para se tornarem doadores de medula óssea”, frisou a psicóloga.

Layane Leal explicou ainda que a ação será expandida às demais secretarias e envolverá a comunidade santanense.

“Começamos com os servidores da Assistência Social. A nossa proposta é que daqui a quatro meses possamos mobilizar mais funcionários da Prefeitura, usuários e a comunidade”, pontuou.

Doações de sangue

A assistente social do Hemocentro, Franciválbia Carvalho, ressaltou que tem se tornado comum a mobilização de grupos em prol da doação de sangue.

“Ao longo do ano é muito comum, faculdades, secretarias, os municípios da região realizarem a doação de sangue, especialmente quando fazemos a convocação na mídia. É uma ação solidária, em que a pessoa de livre e espontânea vontade ajuda ao próximo.

Atualmente, o banco de sangue do HEMOPI se encontra dentro da média, com maior necessidade nos tipos sanguíneos negativos.  As bolsas de sangue atendem necessidades emergenciais, cirurgias eletivas e demandas de outros hospitais.

Fonte: Ascom Santana do Piauí


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

INHUMA 65 ANOS | Banda TBT e Farra da Gordinha abrem o 1º dia de shows do aniversário; veja fotos

Inhuma, cidade localizada a 245 da capital do Estado está celebrando o seu aniversário de emancipação político – administrativo. E para celebrar a mais importante data do calendário oficial, a

NOTÍCIA DESTAQUE

Pesquisadores da Uespi descobrem fungicida para combate de praga

Os pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Corrente (900 km de Teresina) Ruth Soares Lopes, de 23 anos,  e Marcos Vinícius Ribeiro, 25 anos, do curso de Engenharia

NOTÍCIA DESTAQUE

Jovem fica ferido após colisão entre carro e moto no Piauí

Na manhã desta sexta-feira (21), por volta de 08h25, um jovem identificado como Paulo Lima de Oliveira, de 20 anos, ficou ferido após uma colisão entre um Volkswagen Gol e