Wellington Dias decreta estado de emergência em 6 municípios
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 11/04/18

Wellington Dias decreta estado de emergência em 6 municípios

O governador Wellington Dias decretou estado de emergência em seis municípios localizados próximos à Barragem do Bezerro, que corre o risco de rompimento, são eles: José de Freitas, Batalha, Esperantina, Lagoa Alegre, Barras, Cabeceiras do Piauí e Barras. O decreto nº 17.705 foi assinado nessa terça-feira (10) e publicado no Diário Oficial do Estado no mesmo dia.

O decreto destaca que após 9 anos de seca prolongada, a Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, alcançou um volume excepcional na sua bacia, vindo acompanhado de vazamento e fissuras na sua estrutura.

“O ponto de vazamento detectado fez soar o alerta para a possibilidade de rompimento da estrutura, conforme constatado pela Força Tarefa Constituída pela Defesa Civil e vários órgãos e entidades da administração pública estadual e federa”, diz trecho do documento.

Wellington considerou também que os rios e riachos à jusante da barragem com a recarga recebida pelo volume de água do sangradouro apresentam transbordamento causando transtornos e prejuízos às comunidades ribeirinhas.

Com o decreto fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

O art. 5º autoriza início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre.

Fonte: GP1

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Jaicós, apenas um posto ainda tem estoque de gasolina e clientes fazem fila

A cidade de Jaicós vai ficar sem gasolina nas próximas horas. De acordo com o levantamento feito pelo portal Cidades na Net, dos cinco postos de combustíveis existentes na cidade,

Motoqueiro morre em colisão com poste em Picos

Na tarde deste domingo, 03, por volta de 15h, mais uma pessoa veio a óbito em decorrência de acidente no trânsito picoense. A vítima identificada como Raimundo Nonato de Sousa

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | Em encontro regional, lideranças do PT discutem projeções para eleições municipais

Na noite desta sexta-feira (06), lideranças do Partido dos Trabalhadores realizaram um encontro regional com a presença do deputado federal Assis Carvalho, que aconteceu no restaurante O Galdêncio. A intenção