Connect with us

ENTRETENIMENTO

Açaí engorda? Descubra os principais benefícios do fruto e se surpreenda – Fonte calórica

Publicado

em

Típico da região Norte do país, o açaí, também conhecido como juçara, assai ou açai-do-para, é um fruto considerado um superalimento por ser uma fonte calórica, rica em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório. O consumo da polpa congelada do tipo roxo se expandiu por todo o território nacional, se tornando especialmente apreciado em cidades litorâneas. Afinal, não há como negar que um copo de açaí bem gelado é sinônimo de refrescância.

Fonte calórica

Este fruto é utilizado para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes, podendo ser comprado em forma de fruto, polpa congelada ou suplemento nutricional em supermercados ou lojas de produtos naturais ou lojas online.

O açaí é rico em prolifenóis, principalmente antocianinas, e alguns estudos indicam que apresenta maior quantidade destes antioxidantes do que nas amoras e mirtilos, por isso o consumo frequente do açaí em conjunto com uma dieta equilibrada pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imune.

Rico em fibras

Outro grande benefício relacionado ao consumo do açaí é que essa fruta é rica em fibras. Isso significa que dá aquela sensação de saciedade que impede que a pessoa coma mais do que necessita. Pois é, é por isso que muita gente substitui a refeição por um grande copo de açaí.

Mas as fibras possuem mais uma vantagem: ajudam a regular o intestino, evitando tanto prisão de ventre quanto a diarreia. Com isso, os nutrientes são melhor absorvidos pelo corpo, garantindo que ele continue funcionando bem.4

Publicidade

Além disso, o açaí é um fruto rico em gorduras, carboidratos e proteínas, dos quais são fontes de energia para o corpo e tornam este fruto um alimento calórico que ajuda a combater a fadiga e a exaustão muscular.

Evita o câncer e envelhecimento precoce

O primeiro ponto positivo a respeito do açaí é que ele é rico em vitaminas C e E, que atuam como fortes antioxidantes. Mas o que isso significa? Bem, como o próprio nome indica, essas moléculas são responsáveis por evitar a oxidação das células, e isso é feito através do combate aos radicais livres, que quando estão em excesso no nosso corpo afetam a parede celular.

É importante ressaltar que esse tipo de problema tem consequências variadas, e entre elas está o possível desenvolvimento de um câncer, já que essa doença começa a partir de células oxidadas. Mas não é só. Por não estarem saudáveis, elas acabam se desgastando mais, o que gera o envelhecimento precoce. Isso sem falar que, de uma forma geral, os agentes antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, o que deixa o corpo livre de doenças.

Faz bem para o coração

Muita gente não sabe, mas o açaí também é um ótimo aliado do coração. Isso porque ele possui boas quantidades de antocianina, nutriente responsável pela sua coloração roxa. Essa substância evita a degeneração celular, o que por si só já impede o aparecimento de problemas cardiovasculares. Mas além disso, o açaí é praticamente uma concentração de polifenóis, que por sua vez aumentam o fluxo sanguíneo do coração, permitindo que ele continue saudável e resistente.

Ajuda a tratar distúrbios

Um estudo feito por pesquisadores brasileiros e canadenses, respectivamente da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de Toronto, mostra que o açaí também pode combater a bipolaridade. A análise chegou à conclusão que o extrato da fruta consegue resolver uma disfunção que ocorre dentro da célula na área responsável por produzir energia para o cérebro. Além disso, a pesquisa revelou que o açaí é indicado para o sistema nervoso de uma forma geral, já que também evita o surgimento de outros distúrbios, além de reduzir a dor de cabeça.

Publicidade

O açaí também é capaz de prevenir o desenvolvimento de doença neurodegenerativas, como o Alzheimer, devido ao seu conteúdo antioxidante, ajudando a atenuar os processos inflamatórios no cérebro. Alguns estudos em animais, também indicam que o uso do açaí pode ajudar a melhorar a memória e a aprendizagem.

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS