Connect with us

ENTRETENIMENTO

Cineasta piauiense lança 1º filme mostrando o outro lado da Batalha do Jenipapo

Publicado

em

Terra Querida: O Outro Lado da Batalha do Jenipapo”. Esse é o título do primeiro filme do ator, produtor e cineasta piauiense Franklin Pires a estrear no cinema. A sessão de estreia acontece nesta terça-feira (28/06) em duas salas de cinema no Teresina Shopping, às 10h.

O filme narra a história da Família Silva, que morava às margens do Riacho Jenipapo e se encontrou bem no meio da guerra, onde de um lado estavam os portugueses e do outro piauienses.

Publicidade

“A guerra bateu na porta dessa família e vamos ver as consequências e desdobramentos dela para a população, para o povo”, afirmou Franklin Pires.

Terra Querida 

O cineasta esteve no Cidadeverde.com e explicou o porquê optou por tratar nas telas dos cinemas sobre o outro lado da Batalha do Jenipapo. Para Franklink Pires, o desafio era fugir do óbvio e contar a história daqueles que realmente fizeram a guerra: o povo.

“Porque nas histórias oficiais a gente só escuta falar do coronel, capitão, major… a gente não sabe quem realmente fez  a guerra. Ninguém sabe o nome desse povo. No caso da Batalha do Jenipapo, foi o próprio povo que pegou as enxadas, facões e foices e foi para a guerra enfrentar homens armados”, explicou Franklin Pires.

O cineasta piauiense disse que há quatro anos vem tentando fazer esse filme. Mas devido à pandemia de Covid-19 a produção acabou ficando parada por dois anos. As gravações aconteceram durante o mês de janeiro de 2022, período em que os atores moraram juntos enquanto gravavam o filme.

Publicidade

Foto: Divulgação 


Trecho de cena do filme Terra Querida

“Alugamos uma fazenda em uma comunidade rural de Cabeceiras e construímos uma casa lá, onde o filme foi rodado. Ficamos parados quase dois anos. Ano passado, quando a pandemia já estava sob mais controle e com vacina, nos encontramos, fizemos teste e fomos morar nessa comunidade”, acrescentou Franklin Pires.

Marcos Vinicius, de 11 anos, interpreta o Fransquim da Silva contou à reportagem que o trabalho o desafiou em diversas formas. Para ele, o papel do Fransquim foi o mais desafiador da sua carreira como ator até o momento.

“Ele é o típico menino malino, caçador de conversa e que não está nem aí para nada e só quer viver. Interpretar ele fez eu evoluir como ator. As cenas mais desafiadoras foram as de drama, porque nunca fui dramático, mas tive que ser”, relembrou o intérprete.ilva.

Foto: Yala Sena

Lançamento 

Na terça (28) acontece o pré-lançamento do filme. Será uma única sessão com duas salas no Teresina Shopping. Uma com convidados e uma segunda com o público em geral que estiver interessado em assistir ao filme.

Publicidade

Aquele que quiser conferir o novo filme de Franklin Pires deverá entrar em contato com o cineasta através das redes sociais e adquirir o ingresso que será vendido apenas de forma antecipada e não será comercializado na bilheteria do shopping.

Para mais informações, clique aqui ou entre em contato através do 86 9 9819 8460.

O filme só vai sair comercialmente em 2023, quando o registro da Ancine deverá ser disponibilizado para que o trabalho do cineasta piauiense possa participar de festivais nacionais e internacionais.

“Só depois disso que ele vai ser exibido comercialmente em TVs, streamings. Amanhã é só um pré-lançamento para convidados e uma parte do público”, completou Franklin Pires.

FONTE: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS