Connect with us

ENTRETENIMENTO

Confira 10 filmes que nos apresentam professores inspiradores

Publicado

em


Quem nunca teve professores inspiradores na sua vida? Dia 15 de outubro é comemorado no Brasil o Dia do Professor, essa data simbólica para admirarmos e refletirmos sobre essa profissão tão linda e seus dedicados profissionais que vivem do ensinar, seja nas escolas, nas universidades, na auto escola, na música, tem professor em várias áreas e em todo lugar.

Para não deixarmos a importante data sem homenagem e fazendo alguns paralelos com o universo do cinema, principalmente em filmes onde professores e professoras mostram lições para todos nós, criamos uma lista com 10 filmes que nos apresentam Professores inspiradores:

Sociedade dos Poetas Mortos

Não tem como começar a nossa lista com um dos filmes mais conhecidos quando pensamos em educação e a relação entre professores e alunos. Dirigido pelo cineasta australiano Peter Weir e com roteiro assinado por Tom Schulman, Sociedade dos Poetas Mortos possui cenas inesquecíveis. O longa-metragem, lançado no primeiro semestre do ano de 1990 aqui no Brasil, conta a história de um criativo e inspirador professor, interpretado por Robin Williams, que é contratado para dar aulas em uma escola cheia de regras e tradições no final da década de 50. Aos poucos, com seus métodos diferente do que todos encontravam na escola, consegue inspirar seus alunos a combaterem suas ansiedades e os conflitos provocados por uma sociedade conservadora.

Ao Mestre, Com Carinho

Publicidade

Lançado no final da década de 60 e com direção do cineasta James Clavell, Ao Mestre, Com Carinho conta a história de um engenheiro que decide virar professor de uma escola situada em um bairro barra pesada em Londres, ao longo da trama o roteiro aborda questões sociais e raciais. No papel principal, o grande ator Sidney Poitier.

O Melhor Professor da Minha Vida

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Esse ótimo drama francês, O Melhor Professor da Minha Vida, chega para fortificar as inúmeras discussões sobre a educação e a relação entre mestres e alunos. Protagonizado pelo sempre competente ator francês Denis Podalydès, esse projeto traz um olhar interessante também sobre as pessoas que encontramos em nosso caminho e que podem mudar para sempre nossa trajetória de vida.

O Que Traz Boas Novas

Ganhador de mais de 26 prêmios internacionais, o elogiado trabalho do cineasta Philippe Falardeau (do excelente C’est pas moi, je le jure! ), O Que Traz Boas Novas, nos pergunta a todo instante: Qual o papel do professor? Educar ou ensinar? O longa levanta essa questão básica da educação centralizado nos interessantes diálogos entre pais, educadores e alunos.  Além disso, o filme é delicado, transborda ao mesmo tempo pureza e maturidade.

Publicidade

Mr. Holland – Adorável Professor

No ano de 1995 chegou aos cinemas um filme emocionante que fala sobre o amor pelo ensino de um professor de música que num primeiro momento só queria ter mais dinheiro para criar suas composições. Ao longo do tempo e passando muitos anos lecionando, vira fonte de inspiração para dezenas. Dirigido por Stephen Herek e com Richard Dreyfuss no papel principal.

Viver é Fácil Com os Olhos Fechados

Me ajude, se você puder, me sinto pra baixo e eu aprecio você estar por perto, ajude-me, coloque meus pés de volta no chão. Um dos mais maravilhosos filmes do ano de 2014 fala sobre a vida, a música, a amizade, os Beatles e a arte da simplicidade. Diretamente da terra de Almodóvar, Viver é Fácil Com os Olhos Fechados é uma singela fábula passada em outros tempos que conta com uma atuação espetacular e emocionante de um dos melhores atores do cinema espanhol atual, Javier Cámara.

O Orgulho

Publicidade

A linha tênue entre o ensinar e o provocar. Dirigido pelo ator e cineasta israelense Yvan Attal, Le Brio, no original, é a saga de uma relação controversa entre um mestre e uma aluna, com pitadas jurídicas e diálogos que preenchem nosso campo emocional. O projeto estreou em circuito brasileiro anos atrás, não deixa de ser uma grande aula sobre a sociedade que vivemos e como enxergamos o próximo.

Learning to Drive

Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito. A experiente e mais que competente cineasta espanhola Isabel Coixet (A Vida Secreta das Palavras) voltou às telonas anos atrás com uma simpática fita protagonizada por dois grandes atores, adorados por nós cinéfilos, Patricia Clarkson e Ben Kingsley. Ao longo dos 90 minutos de projeção somos privilegiados de ver tamanha harmonia em uma história muito airosa sobre novas descobertas numa fase avançada da vida.

Uma Lição de Vida

A educação é uma baita escolha no caminho para você ser feliz. Com um hiato de 3 anos, de sua chegada ao circuito exibidor brasileiro, o maravilhoso filme Uma Lição de Vida conta a saga de um homem em busca do simples objetivo em aprender a ler e escrever – isso aos 84 anos. O diretor britânico Justin Chadwick (que dirigiu o interessante A Outra) conseguiu reunir todos os elementos para transformar esse trabalho em algo que emociona até os corações mais duros que possam existir. A atuação de Oliver Litondo, que interpreta o protagonista Maruge, é uma das coisas mais lindas que vimos nos últimos anos. Maruge contará com a ajuda da corajosa professora Jane (Naomie Harris) para realizar o seu grande sonho.

Publicidade

Escola do Rock

Dirigido pelo genial cineasta Richard Linklater e lançado nas salas de cinema do Brasil em 2004, Escola do Rock é um daqueles filmes que você assiste e nunc amais esquece. Contando a história de um fracassado guitarrista (Jack Black) que vira professor de música de uma escola por acaso, o filme conquista nossos corações e nos fazem cantar as inúmeras conhecidas canções eternizadas do rock and roll.

Fonte: Cine Pop | R7

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS