ENTRETENIMENTO

Conheça o Balandê Baião, a dança que virou patrimônio em cidade do Piauí

Publicado

em

O Piauí de Riquezas visitou Monsenhor Gil, a 50 quilômetros de Teresina, para conhecer o Balandê Baião, uma dança nascida na zona rural e que é transmitida de pai para filho.

A cidade de Monsenhor Gil foi emancipada em 1963, e como marca de sua forte religiosidade, recebeu o nome de um dos padres mais influentes da história piauiense.Mas o território foi, décadas antes, a Fazenda Lages, e anos mais tarde, se tornou o Povoado Natal, uma homenagem ao padroeiro, o Menino Deus.

Monsenhor Gil, no Piauí — Foto: Piauí de Riquezas

A cidade é a terra do Balandê baião, uma dança tradicional que encanta gerações de monsenhorgilenses. A dança surgiu nas comunidades rurais do entorno de Monsenhor Gil. Os grupos dançam em épocas festivas, principalmente na semana santa e nas festas juninas.

As danças e músicas são transmitidas de pai para filho há décadas. É o caso de Elissandra Assunção, que desde criança participa de apresentações de grupos de Balandê Baião.

“Desde criança eu já participava nas comunidades rurais. Antes eu só olhava, os adultos não deixavam as crianças participar. Quando me tornei adolescente comecei a dançar, e foi maravilhoso”, relembra.

Publicidade

Conheça o Balandê Baião, a dança que virou patrimônio da cidade de Monsenhor Gil, no Piauí — Foto: Piauí de Riquezas

Fonte: G1 PI

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile